Projeto visa garantir maior conforto aos acompanhantes de pacientes internados

O projeto de lei nº 2.922/14, de autoria do deputado Talles Barreto (PTB), já em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia, pretende garantir condições mínimas de conforto para os acompanhantes de pacientes internados em hospitais, clínicas, casas de saúde, maternidades e afins, públicas ou privadas, em todo o Estado de Goiás.

O projeto determina que a presença do acompanhante será assegurada, ao lado do leito do internado, bem como, no mínimo, uma cadeira acolchoada reclinável, permitindo ao acompanhante o repouso necessário.

Como explica o parlamentar, estudos realizados na área de saúde demonstram que a presença de um familiar ou amigo, junto ao paciente internado, reduz o tempo de internação, melhora seu estado de ânimo e amplia as possibilidades de cura do paciente, diminuindo, com isso, os custos da internação.

“Ocorre que, por maior que seja a vontade de um familiar ou amigo em acompanhar a reabilitação do paciente, as condições ofertadas pelo sistema de saúde, ainda são precárias, uma vez que sequer disponibilizam cadeiras, para possibilitar uma maior permanência junto ao paciente”, destacou Talles Barreto.