Projeto exige que médico solicite exame antes de receitar anticoncepcional

Aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 4153/15, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), deverá ir a Plenário para segunda e definitiva votação na sessão ordinária desta segunda-feira (30). O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de exame para detectar trombofilia no Estado de Goiás.

Relatado favoravelmente pelo deputado Santana Gomes (PSL), a propositura de Adriana Accorsi, basicamente, exige que médico solicite exame antes de receitar anticoncepcional. “Tomamos essa iniciativa diante da notícia, cada vez mais comum, de mulheres desenvolverem trombose devido ao uso de contraceptivo hormonal”, frisou a deputada.

Segundo Adriana Accorsi, todos os médicos goianos devem ser obrigados a solicitar exame para a detecção de trombofilia antes de prescreverem esse tipo de medicamento.

As mulheres portadoras de trombofilia têm maior probabilidade de desenvolver trombose e outras alterações circulatórias e de coagulação, que podem resultar em problemas muito mais graves, e até mesmo fatais, como embolia pulmonar e acidente vascular cerebral (AVC).

A medida, caso seja aprovada em Plenário e sancionada pelo governador Marconi Perillo (PSDB), deve valer em todos os estabelecimentos de saúde, públicos ou privados de Goiás, credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS). As despesas correriam a cargo do orçamento anual do Estado.