Procuradores da República em Goiás são premiados no VI Prêmio República

Na noite da última segunda-feira (4), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) anunciou os vencedores do VI Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge. Entre os finalistas, concorreram ao prêmio quatro procuradores da República lotados em Goiás: Mariane Guimarães de Mello Oliveira, Helio Telho Corrêa Filho, Rafael Paula Parreira Costa e Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros.

Procurador Rafael Parreira

Na categoria Consumidor e Ordem Econômica, Rafael Parreira foi o primeiro colocado com a iniciativa “Recomendação para interrupção da cobrança, pela Caixa Econômica Federal, em âmbito nacional, dos chamados ‘juros de obra’”. Parreira também recebeu Menção Honrosa na categoria Criminal, com a iniciativa “Grupo de Apoio ao Tribunal do Juri”, destacando-se pelas suas exitosas participações nos júris federais realizados em Anápolis e Itumbiara em 2017.

Também na categoria Consumidor e Ordem Econômica, os procuradores Helio Telho e Mariane Guimarães ficaram com a segunda colocação pelas suas atuações no caso BBom, empresa que ficou nacionalmente conhecida pela prática ilegal de pirâmide financeira.

Na categoria Direitos do Cidadão, o procurador Jorge Medeiros foi o segundo colocado com a atuação no combate a práticas de assédio e violência sexual na Universidade Federal de Goiás (UFG), notadamente em Recomendação feita à Universidade com medidas de proteção e apoio às vítimas durante processos administrativos de apuração de tais práticas.

O prêmio foi criado em 2012

O Prêmio República é uma iniciativa promovida pela ANPR e que tem como objetivo identificar, reconhecer e homenagear a atuação dos membros do MPF, além de estimular parcerias entre os entes que se dedicam à promoção da Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito, com projetos de responsabilidade social e reportagens jornalísticas. Nos últimos cinco anos, foram distribuídos 85 troféus entre os mais de 300 inscritos.