Polícia desarticula em GO e DF grupo que fraudou concurso para delegado e Enem

Na manhã desta segunda-feira (30), as polícias civis do Distrito Federal e de Goiás fazem nesta segunda-feira (30) iniciaram operação em os alvos são 33 suspeitos de liderar a chamada “Máfia dos Concursos” pelo país. Entre os investigados, 15 são de Brasília e 18 de Goiânia. Segundo os investigadores, eles tinham intenção de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá as primeiras provas aplicadas no próximo domingo (5).

Na capital federal, a Justiça autorizou cinco prisões preventivas (sem duração), três temporárias (de 30 dias) e oito conduções coercitivas para esclarecimentos na delegacia. Há buscas relacionadas a todos os alvos.

Entre eles, está um ex-funcionário do então Centro de Promoção e Seleção de Eventos (Cespe) – atual Cebraspe. Ele é apontado como um dos lideres do grupo especializado em fraudar provas.

Na capital goiana, a ação é coordenada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (Dercap). No Estado, a suspeita é de que os criminosos tentaram fraudar o concurso para delegado.