Paulo Teles e Enil Filho entram hoje oficialmente na disputa pela presidência da OAB-GO

Wanessa Rodrigues

O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Paulo Teles, e o atual presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Enil Henrique de Sousa Filho, entram oficialmente, nesta quinta-feira (10) , na disputa para a diretoria da entidade. Às horas 18 horas, Paulo Teles realiza reunião no auditório da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), em Goiânia, para formação de chapa. Já Enil Filho fará o anúncio de que é pré-candidato às 18h30, no escritório político localizado na Rua 5 esquina com Rua 10, próximo à Praça Tamandaré, no Setor Oeste, também na capital.

paulo-teles
Desembargador aposentado, Paulo Teles.

Desembargador aposentado, Paulo Teles atuou no TJGO como representante da advocacia, eleito pelo quinto constitucional. Ele deixou o cargo há três anos. Com isso, muitos consideram que ele ainda está inelegível para participar do pleito, que deve acontecer no próximo dia 27 de novembro. No entanto, em entrevistas concedidas a vários veículos de comunicação, ele garante que está elegível. Isso porque, entende que já restaurou sua inscrição de advogado na OAB. Antes de ser desembargador, ele advogou por 23 anos, sendo, inclusive, vice-presidente, tesoureiro e conselheiro da Ordem.

enil filho
Enil Filho, atual presidente da OAB-GO.

Enil Filho, que já fez parte do grupo OAB Forte, afirmou que decidiu colocar seu nome na disputa depois de receber apoio de presidentes de seccionais, comissões da OAB-GO e advogados. Ele, que assumiu o mandato tampão no início do ano, afirma que inicialmente não tinha interesse em continuar à frente da instituição. No entanto, disse que devido ao o trabalho que tem sido desenvolvido em prol da advocacia e com a boa aceitação do seu nome entre os colegas, devido o trabalho participativo, decidiu colocar seu nome mais tempo à disposição da OAB-GO.

Outros candidatos
Com a confirmação dos dois pré-candidatos, deverão ser quatro os candidatos à presidência da OAB-GO. Além de Teles e Enil Filho, vão disputar a eleição o advogado e professor Flávio Bounaduce Borges, lançado candidato pela OAB Forte, e o também advogado e professor Lúcio Flávio Siqueira, lançado pelo Movimento Renovação + Atitude, principal grupo de oposição. A eleição será no dia 27 de novembro.

Pesquisa
A primeira pesquisa relacionada à campanha eleitoral, realizada pelo instituto Directa, em parceria com o jornal Diário da Manhã, mostra os pré-candidatos Lúcio Flávio Paiva, do grupo de Leon Deniz, e Flávio Buonaduce, representante da OAB Forte, em situação de empate técnico. O instituto ouviu 388 advogados em Goiânia e no interior, entre os últimos dias 2 e 4.

No levantamento espontâneo, Lúcio Flavio Paiva, aparece com 11,7% das intenções de voto. Em seguida está o advogado Flávio Buonaduce, da OAB Forte, com 9,5%. A terceira colocação é do atual presidente Enil Henrique, que tem 4,1%. O ex-desembargador Paulo Telles tem 3,3% e Leon Deniz obteve apenas 1,9%. Dos entrevistados, 0,5% escolheram outro nome e 69% não sabem ou não responderam.

Na pesquisa estimulada, em que foram apresentados aos entrevistados apenas os quatro principais candidatos, observa-se o mesmo equilibro: Lúcio Flávio tem 18,3%, Buonaduce é o segundo com 15,3%, Enil Henrique aparece com 7,5% e Paulo Teles obteve 4%; 54,9% não sabem ou não responderam.