Ouvidoria do Estado de Goiás registra 3.586 atendimentos no mês de agosto

O Sistema de Gestão de Ouvidoria de Goiás, unidade da Controladoria-Geral do Estado, contabiliza 3.586 manifestações da população no mês de agosto, das quais 2.821 finalizadas e outras 765 em andamento. Em oito meses de 2017, o sistema já registra 27.190 demandas da sociedade, uma média de 3.400 por mês.

As pessoas utilizam o Sistema de Ouvidoria para fazer reclamações, denúncias, sugestões, pedidos gerais de informações, elogios e requerimentos de dados governamentais com base na Lei de Acesso à Informação – LAI.

No mês de agosto foram registrados 472 requerimentos de informações com base na Lei de Acesso à Informação, dos quais 304 já respondidos pelos diversos órgãos da administração estadual e outros 168 estão em andamento, com observância do prazo legal para a oferta de respostas.

Os dados mais demandados pela população são referentes a assuntos de servidores públicos (gestão de pessoas, nomeações/posse e meritocracia); assuntos de trânsito (multas e licenciamento de veículos) e assuntos bem público/serviço público (dificuldades de acesso a processos). Os órgãos mais demandados em agosto foram Universidade Estadual de Goiás, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Educação, Detran, Secretaria da Fazenda, Agetop e Segplan.

Satisfação
Pesquisa realizada pelo sistema afere o grau de satisfação dos usuários que utilizam os serviços de Ouvidoria-Geral. No quesito satisfação com a qualidade do serviço prestado, 69% responderam que estão muito satisfeitos e satisfeitos com o atendimento; no quesito satisfação com a cortesia e preparo dos atendentes, 78% se mostraram satisfeitos e muito satisfeitos. Enfim, no quesito satisfação com o tempo levado para recebimento das respostas, 68% responderam que estão muito satisfeitos e satisfeitos.

Todos os cidadãos podem dialogar com o governo estadual por meio da Ouvidoria-Geral. Os canais disponíveis são: Serviço de Atendimento Presencial ao Usuário, em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior; pelos telefones 162 e 0800 621513; pelo site da Controladoria Geral do Estado www.cge.go.gov.br; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; pelos portais dos órgãos/entidades do governo estadual no link Ouvidoria; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e também na Ouvidoria Digital, baixando o Aplicativo (APP) no Google Play – Android, digitando CGEGO.