Contrária à reforma trabalhista, ministra goiana participa de evento no Reino Unido

A ministra Delaíde Arantes faz palestra no evento Brazil Forum UK 2017

Entre os dias 13 e 14 de maio, acontece o Brazil Forum UK 2017. A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaide Miranda Arantes embarca nesta quinta-feira (11) para o Reino Unido para participar do evento. No sábado (13), os trabalhos serão sediados no Old Building, da London School of Economics, e, no domingo (14), na Blavatnik School of Government. No último dia da programação, Delaíde Arantes irá palestrar, às 10 horas do horário local, sobre o tema Trabalho e Previdência: reflexões sobre os impactos na economia brasileira.

Para a ministra, a discussão é oportuna em razão das duas propostas reformistas que pautam a agenda político-econômica do Brasil atualmente. Ela é uma das principais vozes do Judiciário contra o projeto de reforma trabalhista, do presidente Michel Temer, e apresenta um posicionamento contundente ao definir a proposta como retrocesso na relação entre empregado e empregador.

“Estamos retrocedendo, voltando aos anos que antecederam a Consolidação das Leis Trabalhistas e a Justiça do Trabalho”, pontua Delaíde. Ela acrescenta que a alteração proposta beneficia apenas um grupo específico, fragilizando o direito de milhões de brasileiros.

“Este segmento que hoje ataca a Justiça do Trabalho é o mesmo que não queria a abolição da escravatura, que foi contra a aprovação da CLT, que dizia que a Constituição de 1988 trazia direitos demais, que não queria a aprovação da PEC das Domésticas. Enfim, caso aprovada, as consequências serão muito graves, não apenas para os trabalhadores, mas para toda a sociedade”, defende a ministra.

Além dela, também discutirão este assunto no evento o presidente e CEO do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, o diretor executivo no painel do Fundo Monetário Internacional para o Brasil e outros países, Otaviano Canuto, e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assessora econômica da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, Esther Dweck.

Com a proposta de ser uma plataforma de debate aberto, o Brazil Forum UK foi criado por um grupo de brasileiros pesquisadores e alunos de pós-graduação de diversas universidades britânicas, com o apoio institucional da Brazilian Society, da Universidade de Oxford, e da LSE Brazilian Society. No ano passado, o evento liderou a discussão sobre a crise brasileira e suas possíveis soluções. Naquela ocasião, para desenvolver a pluralidade e a interdisciplinaridade, estiveram reunidos palestrantes com diferentes formações profissionais e pontos de vista.

Neste ano, o tema central do Fórum é: Reframing Systems – Reestruturando Sistemas. Trata-se de propor o estudo dos fundamentos da sociedade brasileira, com uma análise criativa que possa oferecer possibilidades de reformulações de das principais estruturas do País. Alinhados a essa perspectiva que norteará todos os trabalhos, outros temas serão abordados nesta edição do evento, tais como: gênero e diversidade sexual, sustentabilidade, competitividade, Judiciário, economia, cultura, educação, Brasil em perspectiva global e política.