OAB discute proibir contratação de assessoria de imprensa por advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil está preocupada com aparição de advogados na imprensa. Em virtude disso, a instituição passou a discutir as regras para publicidade no novo Código de Ética da Advocacia. Neste domingo (16), o Conselho Pleno levou o tema para debate. Na ocasião, os conselheiros federais da OAB sugeriram proibir a contratação de assessorias de imprensa por escritórios de advocacia.

A discussão foi acalorada, mas não houve votação sobre o assunto. O que ficou decidido é que os casos que chamem a atenção da OAB devem ser analisados pelos tribunais de ética, como já ocorre atualmente.

No entanto, entre o que já foi aprovado neste domingo para a reforma do Código de Ética está a vedação a qualquer publicidade de escritórios em veículos como rádio, cinema e televisão. Os conselheiros também decidiram que os advogados que publicarem artigos na imprensa não poderão divulgar seus contatos, nem mesmo e-mail.

Outro ponto aprovado na manhã de domingo foi a vedação à remessa de mala direta, distribuição de panfletos ou formas assemelhadas de publicidade com o objetivo de captação de clientela.