Nova diretoria e membros do IBDFAM-GO serão empossados nesta segunda-feira

Advogadas Marlene Lemos e Caroline Marques assumem hoje a direção do IBDFAM-GO

As advogadas Marlene Moreira Farinha Lemos e Caroline Ávila Marques Sandre serão diplomadas na presidência e vice-presidência, respectivamente, do Instituto Brasileiro de Direito da Família do Estado de Goiás (IBDFAM-GO). Elas foram empossadas no cargo durante o Congresso Nacional da instituição que aconteceu em Belo Horizonte-MG, no dia 25 de outubro.

Além da nova diretoria, serão empossados, durante a solenidade marcada para às 18h30, no auditório da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), no Jardim Goiás, em Goiás, 51 novos membros da gestão 2018-2019, que integrarão as 19 comissões criadas. Fazem parte da nova gestão do instituto desembargadores, magistrados, advogados, defensores públicos, promotores, procuradores de Justiça, psicólogos, cartorários e estudantes.

Segundo a presidente, a expectativa para a nova gestão é muito boa, pois foram criadas muitas comissões, 19 ao todo, e todas compostas por profissionais de altíssimo gabarito. “Faremos um trabalho que vai solidificar ainda mais nosso compromisso com o Estado. Despontamos no Brasil com projetos criativos, queremos continuar assim”, argumentou.

Para a vice-presidente, Caroline Marques, que é filha do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, o IBDFAM é de suma importância não só para o direito, mas para a sociedade brasileira. “O instituto é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar estudos sobre o Direto das Famílias, além de atuar em diversas frentes e projetos”, explicou.

Entre as comissões, a nova diretoria destaca a de Estudos Constitucionais da Família; da Infância e Juventude e Adoção; de Direito das Sucessões; do Idoso; da Inclusão Social e Defesa da Pessoa com Deficiência; de Mediação Familiar; de Gênero e Violência Doméstica; de Notários e Registradores; de Direito Previdenciário; de Direito Homoafetivo; de Assuntos Legislativos; de Magistrados de Família; de Promotores da Família; Defensores Públicos da Família; de Advogados da Família; de Editorial e Comunicação; e Interdisciplinar.

Para marcar a diplomação e a posse, será realizada uma palestra com a diretora nacional de Relações Interdisciplinares do IBDFAM nacional e vice-presidente da Sociedade Internacional de Direito da Família, a psicanalista Giselle Câmara Groeninga. Ela vai falar sobre guarda compartilhada e alienação parental – desafios ao direito das famílias.

História

O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) foi criado em 25 de outubro de 1997, em Belo Horizonte (MG), durante o I Congresso Brasileiro de Direito de Família. Atualmente o IBDFAM já chegou ao associado número 10 mil e reúne entre seus membros advogados, assistentes sociais, defensores públicos, desembargadores, estudantes, promotores e procuradores de Justiça, juízes, psicanalistas e psicólogos. Operadores do Direito do Brasil e do Exterior.

O Instituto é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos reconhecida pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas questões pertinentes às famílias brasileiras.

Desde a sua fundação, vem trabalhando para adequar o atendimento às diversidades e especificidades das demandas sociais que recorrem à Justiça. O Instituto tem a sua representação consolidada por meio das diretorias estaduais em todos os estados brasileiros. Em 2017, o IBDFAM completou 20 anos de novos paradigmas no campo do Direito das Famílias.