MPT-GO disponibiliza coletânea de artigos sobre saúde mental no trabalho

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados em 2014 indicam que 2,02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho; 321 mil morrem anualmente devido a acidentes laborais; 160 milhões de pessoas sofrem de doenças não letais relacionadas a trabalho; e 317 milhões de acidentes laborais não mortais ocorrem a cada ano. No Brasil, ocorrem 390 mil acidentes de trabalho. Desses, 12 mil deixam as pessoas incapacitadas para o trabalho permanentemente, havendo 7 a 8 mortes por dia.

“A interdisciplinaridade é o caminho para enfrentarmos esse gravíssimo problema. Médicos, enfermeiros, engenheiros, psicólogos, psiquiatras, técnicos de segurança do trabalho, juízes, procuradores e tantos outros profissionais precisam parar, refletir e atuar sobre o meio ambiente de trabalho para que ele dignifique o homem. É essa a proposta da coletânea: refletir, estudar, compartilhar, analisar, concluir e atuar”, explicou Janilda Guimarães de Lima, uma das organizadoras do livro e procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás.

A coletânea, intitulada “Organização do trabalho e adoecimento: uma visão interdisciplinar” é composta por 15 capítulos, redigidos pelos palestrantes do 6º Congresso Internacional de Saúde Mental no Trabalho, que ocorreu em outubro de 2014, em Goiânia (GO). O livro está dividido em oito temas, cada um com dois capítulos.

A realização é do Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSST-GO). A impressão das 3 mil cópias foi custeada pelo MPT em Goiás, que reverteu multas e indenizações pagas por empresas condenadas por terem cometido irregularidades trabalhistas.

Clique aqui para acessar o livro.