MP sedia abertura de curso sobre políticas públicas e envelhecimento

Foi realizada na terça-feira (11/4), no auditório do Ministério Público de Goiás, a abertura do curso de políticas públicas e envelhecimento, que apresentou palestra da gerontóloga Sandra Regina Gomes. O evento é uma parceria do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos com a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa em Goiás (Renadi Goiás) juntamente com a Superindência dos Direitos Humanos, Organização das Voluntárias, Secretaria Cidadã e a UniEvangélica, que é responsável pela chancela do curso. Esta é a 6ª edição do curso, que já teve 368 alunos de 37 municípios diferentes. A promoção é da Renadi.

Na palestra, Sandra Regina abordou alguns temas relevantes relacionados aos idosos. Dentre os pontos analisados, estavam estratégias de como a sociedade pode colaborar para que os idosos tenham uma velhice cidadã, utilizando instrumentos como o Estatuto do Idoso. Outro aspecto, enfocado foi a participação dos idosos no processo de uma política nacional do idoso. Sandra Gomes fez uma análise cronológica dos acontecimentos envolvendo os idosos, como por exemplo, em 2002, em que ficou decidido em reunião da ONU em Madri que todos os países devem possuir políticas públicas nesta área. Segundo lembrou a palestrante, a população de idosos atual no Brasil é cerca de 26 milhões de pessoas. Ela observou que, em razão não apenas do acordo de 2002, mas devido à carência de políticas públicas no País, é que palestras e cursos como estes devem ser replicados.

A palestrante salientou por diversas vezes a importância do MP nessa parceria em busca de uma melhoria na política nacional para os idosos. “O MP é um par perfeito. Parceiro nota mil. Não é em todos os lugares que abrem espaço para essa parceria, ” concluiu.

O curso é destinado a profissionais da rede de serviços de atendimento à pessoa idosa nas áreas de assistência social, saúde, educação e do sistema de garantia de direitos. Com carga horária de 60 horas, terá atividades quinzenais, sempre às terças-feiras, no período das 13h30 às 17h30. (Assessoria de Comunicação Social do MP-GO).