Ministra do TST participa de debate na UFG

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Miranda Arantes participa de debate promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Goiás (DEC/UFG) nesta quarta-feira (12), às 19h30. O evento integra ciclo de debates previstos na programação da Calourada 2014 da UFG e ocorre no auditório da Faculdade de Educação do Campus Colemar Natal e Silva, localizado no Setor Universitário, em Goiânia.
 
Delaíde Arantes foi convidada para compor a mesa de debate cujo tema é o Combate às opressões e a promoção da igualdade nas universidades. Está confirmada também a debatedora Ana Rita Marcelo de Castro, secretária de Promoção da Igualdade racial de Goiânia. O objetivo desta discussão é tratar das formas de opressões (gênero, sexualidade e etnia) que se manifestam na comunidade universitária, bem como as formas de combatê-las.
 
A ministra possui trajetória pessoal e profissional marcadas pelo provimento da igualdade direitos. De origem humilde, ela já foi doméstica e hoje trabalha pela valorização também desta classe profissional. No ano passado, ela foi indicada ao prêmio “Faz Diferença” do jornal O Globo e foi vencedora do Prêmio Claudia 2013, na categoria Políticas Públicas. No dia 25, Delaíde recebe o Prêmio Bertha Lutz, concedido pelo Senado a brasileiras que se destacam na luta pela igualdade de gênero e transformação social.
 
Motivados pelas manifestações populares ocorridas em junho de 2013, os organizadores da Calourada 2014 pretendem promover debates que levem os estudantes ingressos a partir do semestre 2014/1 a pensar a realidade da sociedade goiana e brasileira. Dentro desta perspectiva, a programação do evento conta também com debates sobre outros temas, como: a violência policial e a desmilitarização das polícias, a assistência estudantil e condições de permanência, o acesso à universidade e sua democratização, dentre outros.