Mais de 190 presos de Goiás farão a prova do Enem PPL

Nos próximos dias 12 e 13 de dezembro, 30.605 presos farão o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), das quais 49 pertencem ao Sistema Penitenciário Federal. Em Goiás, 194 pessoas estão inscritas para realizar a  prova, que será aplicada em território nacional. No ano passado, 369 do Estado fizeram o Enem PPL.

O Enem PPL é uma das estratégias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Ministério da Educação (MEC) para elevar a escolaridade e o acesso ao ensino superior de pessoas presas. Entre 2011 e 2016, participaram do exame mais de 197 mil pessoas presas.

As provas aplicadas nas unidades prisionais seguirão as mesmas orientações do exame tradicional para aqueles alunos que buscam acesso ao ensino superior. A diferença é que serão aplicadas durante a semana, nas salas de aula das unidades prisionais de regime fechado e semiaberto que assinaram termo de adesão com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A matrícula em faculdade para aqueles que estão em regime fechado dependerá da ajuda de familiares e amigos, além de autorização judicial e do diretor da unidade prisional. Algumas faculdades possuem convênio e fornecem curso no modo off-line, mas com provas presenciais, aplicadas pelos professores. Nos demais casos, em que o regime de pena é mais flexível, basta a autorização judicial.