Leon Deniz convoca reunião e assume rompimento com gestão da OAB-GO

Leon Deniz diz que o momento já é propício para composição de lideranças de oposição

O conselheiro federal Leon Deniz assumiu, em evento realizado nesta segunda-feira (22) o rompimento com a atual gestão da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), que ajudou a eleger há um ano e meio. Para deixar claro que não apoia mais a diretoria, liderada pelo até então parceiro Lúcio Flávio de Paiva, Leon e um grupo de dissidentes ligado a ele convocou lideranças da classe e aqueles insatisfeitos com a administração para discutir ontem o “momento político atual da instituição” e para sinalizar o início de debates para composição das lideranças opositoras. Lúcio Flávio não quis comentar o encontro, que lotou a sala de reunião do San Marino Hotel, no Setor Oeste, em Goiânia.

Ao Rota Jurídica, Leon Deniz garantiu que a noite de ontem foi oficialmente o momento para divulgar seu rompimento com a atual administração. “Estão presentes aqui pessoas que, como eu, estão preocupadas com a forma como a diretoria está conduzindo o Conselho Seccional. “Estão contradizendo nossa Carta de Campanha que previa uma administração participativa e transparente”, frisou, alegando que hoje Lúcio Flávio se antecipa em suas manifestações apontado como sendo institucional sua opinião a respeito de temas relevantes, como OS na educação e o concurso da Polícia Militar, que pagará os mais baixos salários da categoria.

Segundo Leon, que conseguiu ontem lotar a sala de reuniões do San Marino Hotel, Lúcio Flávio também não estaria mostrando habilidade política com a classe por total falta de diálogo. “Ele administra dentro do gabinete e ao lado apenas dos amigos”, frisou, garantindo que ao idealizarem a chapa OAB que Queremos “não desejávamos que a OAB continuasse sendo extensão dos órgãos oficiais, principal do Poder Executivo”.

Flávio Bounaduce Borges este entre os presentes

A insatisfação com os rumos da atual administração também seria o que levou Flávio Bounaduce Borges à reunião. Ele é dos principais nomes da chapa OAB Forte, que ficou em terceiro lugar na eleição realizada em 2015. Também compareceram outros personagens conhecidos do grupo: Pedro Paulo Guerra de Medeiros e Júlio César Meireles. Este último foi, inclusive, um dos mais entusiastas do encontro, sendo responsável até por convidar os colegas para participaram do evento.

“Como advogado interessado em qualquer debate não estou aqui, nesse momento, para discutir apenas política classista, mas para enxergar o que podemos melhorar para toda categoria”, disse Flávio Bounaduce. Apesar dos debates serem considerados por ele como salutares e realizados no momento propício para alinhamento de discursos em prol da advocacia, ele descartou que a meta neste momento seja encontrar nomes representativos para a oposição. “Ainda é muito cedo para isso”, pontuou.

Além de integrantes da OAB, também chamaram a atenção ontem no grupo de advogados que disputaram a eleição pela OAB Independente. Entre eles, o já opositor Alexandre Caiado, presidente do Sindicato dos Advogados de Goiás (Saeg), Tabajara Póvoa e Alexandre Pimentel. Caiado assegurou, a exemplo de Bounaduce, que sua presença no evento não significa apoio político a Leon. Ao contrário, segundo ele, “vim ouvir o que está acontecendo na OAB. É momento de se abrir a caixa preta”.

Nova oposição

Alexandre Pimentel e  Alexandre Caiado

Apesar da presença significativa de advogados historicamente de oposição à gestão, entre os principais autores da mobilização de ontem, chamada de Movimento Permanente pelo Respeito à Advocacia, destacou-se o conselheiro seccional Waldemir Malaquias, que primeiro rompeu oficialmente com a administração ao anunciar, em meados de março, que deixava o grupo durante sessão do Conselho Seccional.

Além dele, 15 outros conselheiros seccionais (veja lista abaixo) podiam ser vistos prestando a atenção nos discursos dos presentes, entre eles Leandro Bastos, que foi afastado por Lúcio Flávio da Comissão de Contas e Orçamento. A saída se deu após ele e outros integrantes da comissão terem votado contra a a transferência da administração do Centro de Esportes e Lazer da OAB para a Caixa de Assistência de Advogados.

Cinco presidentes de subseções também fizeram questão de marcar presença na noite: Thais Inácio Nasser (São Luís de Montes Belos), Jefferson Coutinho (Inhumas), Luiz Alberto Ferreira (Pires do Rio), Ronivan Peixoto de Morais Júnior (Anápolis) e Francisco Sena (Aparecida de Goiânia). Quatro representantes da Casag também foram notados: Marcelo Di Rezende, Ana Lúcia Amorim Boaventura, Hélvécio Costa de Oliveira e Thiago Mathias Cruvinel.

Confira lista de conselheiros seccionais presentes
Waldemir MalaquiasEliane Rocha
Sheila Mortozza
Leandro Bastos
Sérgio Murilo
Carla Zannini
Eduardo Cardoso
André Cortez
Viviany Fernandes
Iraci Teófilo
Rafael Pinheiro Sales
Fabrício Abrão
Vanderlino Cardoso
Eliane Rocha
Marlene Farinha Lemos
Ricardo Gonçalez
Danúbio Cardoso Ramy