Lauro Nogueira é eleito novo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do MP

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Lauro Machado Nogueira, é o novo presidente eleito do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Ele foi eleito na tarde desta segunda-feira (25/5), durante reunião ordinária dos conselheiros, na sede do Ministério Público Militar, em Brasília. Lauro enfrentou na disputa o procurador-geral do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis Lima, vencendo por 16 votos a 13.

Após a eleição, Lauro Nogueira afirmou que recebe a manifestação da maioria do colegiado como uma demonstração de confiança ao MP goiano e espera corresponder à altura a responsabilidade nele depositada, sempre no objetivo de fortalecer o MP brasileiro. A posse do presidente eleito ocorrerá em agosto, na sede do MP, em Goiânia. A sede administrativa do CNPG fica localizada no estado do procurador-geral de Justiça eleito presidente. Atualmente, o Conselho tem à frente o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga.

O CNPG é uma associação nacional da qual fazem parte os procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos estados e da União. O Conselho foi criado em 1981, com o objetivo de defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público.
É sua função integrar os MPs de todos os estados brasileiros, promover intercâmbio de experiências funcionais e administrativas, bem como trabalhar pelo aperfeiçoamento da instituição, traçando políticas e planos de atuação uniformes ou integrados que respeitem as peculiaridades regionais. O CNPG avalia periodicamente a atuação do Ministério Público e tem foro em Brasília.

Perfil do eleito
Reeleito este ano para o cargo de procurador-geral de Justiça de Goiás no biênio 2015-2017, Lauro Machado Nogueira tem 45 anos e concluiu o curso de Direito na Universidade Federal de Goiás em 1993, mesmo ano em que ingressou no Ministério Público. Após passar por quatro comarcas do interior do Estado, assumiu a 41ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atribuição para crimes apenados com reclusão, da qual ainda é o titular.

Presidiu a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) por dois mandatos consecutivos, de 2008 a 2012, tendo também ocupado a vice-presidência da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) de 2010 a 2012. Foi chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça em 2012 e assumiu o cargo de procurador-geral de Justiça de Goiás para o biênio 2013-2015, após ser o mais votado na lista tríplice escolhida pelos membros do MP-GO. Reeleito ao cargo de procurador-geral de Justiça de Goiás, é o atual vice-presidente do CNPG para a Região Centro-Oeste. Fonte: MP-GO