Lauro Machado Nogueira é escolhido para compor o CNMP

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) reuniu-se na quinta-feira (6/4), em sessão extraordinária, para escolher três representantes para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os escolhidos foram Orlando Rochadel, Fabio Stica – estes dois já conselheiros – e Lauro Machado Nogueira, que é promotor de Justiça em Goiás.

A eleição foi realizada em três escrutínios, sendo que, em cada um deles, o conselheiro poderia votar em três nomes. No primeiro escrutínio, o promotor do Sergipe Orlando Rochadel Moreira teve todos os 26 votos dos procuradores-gerais. Ele foi reconduzido ao cargo, que já ocupava no biênio 2015-2017.

Apesar de ausente por ocasião da morte de seu pai, outro atual conselheiro do CNMP reconduzido ao cargo foi o procurador de Roraima Fábio Bastos Stica. O conselheiro obteve 26 votos no segundo escrutínio.

No terceiro escrutínio, o promotor de Justiça de Goiás Lauro Machado Nogueira alcançou 18 votos, tendo sido escolhido para a próxima composição do CNMP. Teve oito a mais que o segundo colocado, Fernando Grella Vieira, de São Paulo. Lauro foi procurador-geral de Justiça de Goiás de 2013 até o início deste ano. Os três nomes indicados seguem agora para sabatina no Senado, antes que possam tomar posse no CNMP.

Pela ordem de Estados, os candidatos foram:

* Magno Alexandre Ferreira Moura (AL)* Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior (AM)* José Renato Oliva de Mattos (BA)* Sheila Cavalcante Pitombeira (CE)* Rafael Calhau Bastos (ES)* Lauro Machado Nogueira (GO)* Clóvis Amauri Smaniotto (MS)* Arnaldo Alves Soares (MG)* Valéria Féres Borges (PR)* Mário Germano Palha Ramos (PE)* Fábio Bastos Stica (RR)* Lio Marcos Marin (SC)* Fernando Grella Vieira (SP)* Orlando Rochadel Moreira (SE)