Justiça do Trabalho de Goiás recebe, em menos de três anos, 4.388 ações envolvendo acidentes de trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás), por meio do Comitê Regional do Trabalho Seguro, realiza nesta sexta-feira (27/7), às 9 horas, um evento comemorativo ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, dedicado à conscientização de empregadores e empregados para a importância de promover a segurança no ambiente laboral. A cerimônia é importante devido ao grande número de ações em tramitação na Justiça do Trabalho goiana nos últimos três anos. De 2016 até o primeiro semestre de 2018 foram propostos 4.388 processos  de indenizações por danos morais e materiais em decorrência de acidentes de trabalho.

O evento no TRT-GO será na recepção do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), localizado no segundo andar do Fórum Trabalhista de Goiânia. O local foi escolhido por receber, diariamente, uma grande quantidade de pessoas que vêm ao Fórum participar de audiências de conciliação.

O coordenador do Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Welington Peixoto, estará no local para falar com empregados e patrões sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e das ações do programa do qual ele é gestor regional. O desembargador também vai entregar aos presentes uma revista produzida pela Ediouro/Coquetel para a Justiça do Trabalho, com atividades de passatempos. O material contém caça-palavras, dominox, jogo dos erros e outras atividades lúdicas para tratar do tema trabalho seguro com uma linguagem menos formal.

O desembargador Welington Peixoto ressaltou que esse evento é uma ação proposta pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho para todos os Regionais Trabalhistas. Em Goiás, a coordenação regional do Programa Trabalho Seguro tem procurado realizar eventos junto aos trabalhadores para orientá-los sobre a prevenção de acidentes de trabalho que, muitas vezes, provocam a morte do trabalhador ou o deixam incapacitado.

No primeiro semestre deste ano, um evento no TRT18 lembrou o Abril Verde, uma campanha nacional de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho. Para o segundo semestre, a coordenação regional do Programa Trabalho Seguro deve promover mais um café da manhã, o “Café Seguro”, com empregados de uma indústria química para falar sobre o tema. O primeiro Café Seguro foi realizado no dia 11 de junho de 2018, junto aos trabalhadores da obra de construção dos novos prédios do Complexo Trabalhista de Goiânia.

Números

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o 4º colocado no ranking mundial de acidentes de trabalho. Goiás ocupa a 7ª posição no ranking de estados brasileiros em registros de acidentes de trabalho, com 82.373 comunicações entre os anos de 2012 e 2017. Nesse mesmo período, 625 pessoas morreram no estado em decorrência de acidentes de trabalho. Os dados regionais são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho/OIT.

No estado de Goiás, foram registrados 41.735 auxílios-doença por acidente do trabalho no período 2012/2017. O impacto previdenciário dos afastamentos da localidade foi de R$ 332.294.561,52, com a perda de 7.410.762 dias de trabalho.

Ações na Justiça

Muitos acidentes de trabalho também chegam ao Judiciário na forma de ações pedindo indenizações por danos morais e materiais. De acordo com a Divisão de Estatística e Pesquisa do TRT-GO, foram autuados 2.098 processos referentes a acidentes de trabalho em 2016, 1.896 em 2017 e 394 nos primeiros seis meses de 2018. Com informações do TRT-GO