Justica determina concessão de áudio de sessões da OAB-GO a conselheiro seccional

Waldemir Malaquias da Silva, conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás, conseguiu na Justiça Federal  de Goiânia liminar que determina que a OAB-GO disponibilize, em 15 dias, cópia dos áudios gravados em duas sessões do Conselho Seccional realizadas dos dias 1º e 15 de julho. O advogado afirma que queria ter acesso ao material para verificar agressão sofrida por ele durante uma das sessões e para eventuais problemas que teria tido em alguns julgamentos.

Ele garante que teve de acionar o Judiciário porque a OAB-GO se negou a disponibilizar o material após requerimentos feitos por ele no dia 8, para acesso ao primeiro áudio, e nos dias 23 e 28 daquele mês. A Ordem queria que ele apontasse o trecho que queria, evitando disponibilizar, assim, a íntegra das gravações, excluindo apenas a parte que se refere aos julgamentos de processos éticos-disciplinares.

Segundo a OAB-GO, o conselheiro, ao pedir cópia dos áudios, teria feito pedido genérico, tendo a diretoria pedido que fosse justificado devidamente a solicitação. A Ordem assegura que pedidos dessa natureza não serão mais necessários após 31 de outubro, quando será lançado o novo Portal da Transparência da instituição, que deve disponibilizar os áudios completos de todas as sessões do Conselho Seccional.