Jovem Eleitor: semana dedicada ao alistamento de adolescentes movimenta Justiça Eleitoral em todo o país

Começou nesta segunda-feira (21) em todo o país a Semana do Jovem Eleitor, voltada para incentivar os adolescentes com idades de 16 e 17 anos a exercerem seu direito de voto. O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pelo artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea ‘c’ da Constituição Federal. Com o título de eleitor na mão, essa população de adolescentes poderá votar já nas eleições gerais de 2014.

Entre as ações do TRE-GO está a distribuição de material de divulgação confeccionado para a campanha que foi enviado para todas as zonas eleitorais do Estado para distribuição, de modo a alcançar o eleitorado jovem.

Desde a semana passada também está sendo veiculada pelas emissoras de rádio e TV a Campanha Jovem Eleitor, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o mote “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”. A campanha tem o objetivo de fortalecer a cidadania e estimular o interesse dos adolescentes pela política.

Compõem a campanha um teaser de rádio e um de TV, de 15 segundos cada, um filmete e um spot de rádio, de 30 segundos cada, além de cartazes distribuídos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). No Portal do TSE na internet, está disponível o material da campanha para ser baixado gratuitamente pelos interessados.

A Semana do Jovem Eleitor será realizada até o dia 25 de outubro com a participação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que promovem seminários, palestras em escolas, atendimentos itinerantes e distribuição de material gráfico, para incentivar os jovens a tirar o título de eleitor.