IPVA terá redução de 8,12% em 2015

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teve queda média de 8,12% no valor do imposto em relação à tabela em vigor. O calendário de pagamento continua o mesmo de 2014. A única alteração se refere à opção de dois dias para o pagamento da parcela única de acordo com o final da placa, para evitar filas de última hora.

Outra novidade para 2015 diz respeito a um decreto que propõe descontos progressivos de acordo com o final da placa do veículo. Assim, para placas com final um e dois o desconto será de 2%, com final três a redução é de 3% e assim consecutivamente até 10%, com final zero. Está previsto ainda desconto para o pagamento antecipado à vista para os condutores que pagarem o imposto até o dia 28 de fevereiro. O desconto progressivo será de acordo com o final da placa, variando entre 2% (final 1 e 2) e 10% (final 0).

Os índices, levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registraram redução por causa da queda do valor venal do veículo usado. O carro novo não paga IPVA no ano da compra. Em relação às alíquotas não houve nenhuma alteração para 2015, que permanecem inalteradas desde 2001 em Goiás.

De acordo com a divulgação o desconto de 50% para carros populares (1.0) e motocicletas (125 cc), desde que o veículo não tenha sido multado nos últimos 12 meses e seu proprietário esteja em dia com o imposto permanecem. O IPVA pode ser pago à vista ou em três parcelas no próximo ano.