segunda, 25 de junho de 2018 62 9 9904-5026
Vigilância

Inaugurado sistema de videomonitoramento no complexo prisional de Aparecida

Sistema de monitoramento

“Trabalhamos para melhorar os níveis de segurança do sistema prisional do estado, a implementação de equipamentos dá melhores condições de atuação para os servidores e facilita a segurança”, afirmou o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, durante solenidade ocorrida nesta terça-feira (12), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, para entrega de equipamentos e viaturas ao sistema penitenciário goiano. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) recebeu novas câmeras para o sistema de monitoramento e esteiras de raio X, que foram instaladas na Casa de Prisão Provisória (CPP), na Penitenciária Odenir Guimarães (POG) e também no Presídio Estadual de Formosa.

Além disso, foram entregues 12 novos veículos, entre eles um micro-ônibus, que será utilizado pelo Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), e sete caminhonetes, sendo quatro delas adaptadas para o transporte de presos. A DGAP adquiriu, ainda, cerca de 15 mil itens de materiais químicos, como granadas luz e som, granada gás pimenta e granada de efeito moral, diversos armamentos pesados, além de novos lotes de algemas, lanternas e tonfas.

“Há um esforço do governo de Goiás para que esta área do sistema prisional possa receber as condições necessárias para o pleno estabelecimento do controle prisional”, disse Costa, sobre o investimento de cerca de R$ 6 milhões. A aplicação é fruto de recursos estaduais, bem como convênios com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O diretor acrescentou ainda que o investimento em monitoramento é indispensável para garantir a segurança nas unidades prisionais e evita a entrada de produtos proibidos nos presídios. “O monitoramento é fundamental para que possamos implementar uma segurança com mais controle, principalmente com a entrada de materiais ilícitos”, declarou.

Durante a solenidade também foram inauguradas as novas instalações da Gerência de Cartório, Controle, Classificação, Implantação e Movimentação de Vagas, que recebeu 12 novos computadores doados pelo Conselho da Comunidade de Goiânia, correspondente ao valor de R$ 18,8 mil.

Comentários



Receba nosso informativo

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do portal Rota Jurídica