Greve dos correios não isenta consumidor do pagamento de faturas não entregue, alerta Ibedec-GO

Os funcionários dos Correios anunciaram greve na última quarta-feira (26). Embora a adesão ainda seja tímida, o presidente do Ibedec-GO, Wilson Rascovit, alerta os consumidores em caso de dificuldade de acessar o serviço. A ocorrência desta paralisação não isenta o pagamento de boletos dentro do prazo de vencimento, mesmo que estes não tenham sido entregues. O cliente deve entrar em contato com a empresa, solicitar uma segunda via do pagamento ou que sejam oportunizadas outras formas para quitar a fatura.

“É muito importante que o consumidor fique atento ao prazo de suas contas e mantenha o pagamento em dia. Ao observar que determinado boleto não foi entregue entre em contato com o credor para verificar quais opções para o pagamento”, orienta Rascovit. É interessante que o consumidor anote o protocolo de atendimento dessa solicitação. Sendo que se após esse requerimento a empresa não disponibilizar qualquer alternativa para a quitação, a incidência de multas e demais encargos pode ser questionada junto aos órgãos de defesa do consumidor e Judiciário.

Devido ao risco de atrasos, Wilson Rascovit, aconselha que o consumidor verifique a possibilidade do envio de encomendas e correspondências durante o período de greve por meio de serviços privados. “Ao optar pelos Correios, guarde o comprovante de envio e código localizador para poder rastrear sua postagem. Esse acompanhamento pode ser feito pela internet ou por telefone, no 0800 dos Correios)”, explica. Os telefones para esse rastreamento são 3003-0100 (capitais) e 0800-7257282 (demais localidades). Caso já tenha feito o despacho e a entrega esteja em atraso, a orientação é procurar os órgãos de defesa do consumidor (Procon) ou solicitar ressarcimento via Juizados Especiais Cíveis. “O consumidor não pode ficar no prejuízo”, comenta.

Orientações
O Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo – Seção Goiás (Ibedec-GO) oferece atendimento gratuito aos consumidores. Em caso de dúvidas entre em contato. O Ibede-GO fica na rua 5, nº 1011, Setor Oeste, em Goiânia. O agendamento pode ser feito por telefone (62) 3215-7700 ou (62) 3215-7777.