Governo oferece 13 cursos para servidores

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Escola de Governo Henrique Santillo, abriu o calendário de cursos para o ano de 2014. São 325 vagas distribuídas em 13 cursos. Neste ano a expectativa é que sejam capacitados mais de 5 mil servidores. Os cursos são oferecidos gratuitamente aos servidores públicos.

Estão abertas inscrições para os cursos de Processos Organizacionais, Português (básico, intermediário, avançado), Redação Oficial, Estatuto do Servidor Público (Lei 10.460), Informática (windows, word e excel), Cipa e Processos Administrativos (Lei 13.800/2001). Para fazer a pré-inscrição, o servidor deve acessar o site da Segplan: www.segplan.go.gov.br, menu Escola de Governo e Portal do Aluno.

Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Leonardo Vilela, o objetivo é dar continuidade ao Programa de Capacitação dos Servidores Públicos, que tem como foco a melhoria da gestão e dos processos administrativos, o aumento da produtividade e, consequentemente, a busca da excelência na prestação de serviços à população. De 2011 a 2013 foram capacitados 9.595 servidores por meio de cursos, seminários, workshop e encontros.

“A modernização da gestão que estamos implantando na Administração Pública exige que tenhamos profissionais continuamente capacitados, por isso os investimentos nesta área”, explica Leonardo Vilela. O Programa de Capacitação, inserido no Plano de Ações Integrada de Desenvolvimento (PAI), é subdividido em seis subprogramas: da Alta Administração Pública, Melhoria do Planejamento e da Gestão Pública, Incremento de Receitas e Captação de Recursos, Formação de Gerentes, Agenda com Municípios, e Parceria com Fornecedores.

Parcerias
As parcerias com instituições de ensino nacionais e internacionais também são alvo da Segplan. A Escola de Governo Henrique Santillo já é parceira da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap/SP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead/França) e do Instituto Latino-Americano de Pesquisas Socioeconômicas (Ilpes), ligado à Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), do Chile.

Além de cursos de curta duração, a Segplan oferece cursos de pós-graduação, graduação, e tem realizado anualmente seminários, encontros e workshops. O Encontro de Gerentes, por exemplo, já faz parte da agenda dos servidores que ocupam estes cargos, e este ano terá sua sua quarta edição. Em 2013 foi realizado também o Seminário de Inovação e Internacionalização de Goiás, resultado da parceria com o Insead, cujo público-alvo foi a alta administração do Governo. Servidores de seis órgãos participaram do curso Políticas Orçamentárias e Gestão Pública por Resultados, realizado pelo Instituto Latino-Americano de Pesquisas Socioeconômicas (Ilpes/Cepal).

No ano passado, por meio de parceria com a Universidade Estadual de Goiás, a Escola de Governo ofereceu gratuitamente aos servidores públicos 100 vagas, divididas em duas turmas, para o curso superior em Gestão Pública. A Segplan também ofereceu, de forma gratuita, aos servidores 160 vagas para quatro cursos de pós-graduação: Gestão de Pessoas, Formação de Gerentes, Qualidade e Processos e Planejamento Estratégico.

Os cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas e Formação de Gerentes serão ministrados pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). E os cursos de Qualidade e Processos e Planejamento Estratégico serão ministrados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As aulas estão previstas para começar em fevereiro deste ano.