Garantida religação de energia em casa de aposentado em menos de 24 horas após pedido na Justiça

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) conseguiu uma liminar junto à Justiça para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica ao aposentado Valdivino de Oliveira,61 anos, em menos de 24 horas após realizar o pedido. A tutela antecipada foi ajuizada contra as Centrais Elétricas de Goiás Distribuição S.A (Celg D), que cortou a energia da residência de Valdivino no último dia 4 de julho, sob a alegação de que ele não havia pago contas de 2005 a 2010, totalizando o valor de R$ 5.422,00. Um acordo entre a Celg e o aposentado já havia sido feito, porque a dívida é resultante de mau funcionamento do medidor da energia elétrica na casa dele. Em 05 de julho, Valdivino resolveu procurar a Defensoria, que conseguiu a liminar e a religação da energia elétrica às 23 horas do mesmo dia.

O defensor público Luiz César dos Santos, responsável por este caso, afirma que a Celg não pode realizar o corte de energia de forma indiscriminada, ainda mais no caso de um senhor aposentado e sem condições financeiras. Segundo Luiz César, este não é o único caso. “Estamos tomando as devidas providências para tentar combater esta prática da Celg de interromper o fornecimento de energia de pessoas necessitadas por conta de débitos pretéritos. Débitos antigos, por um motivo ou outro, que estão sendo discutidos ainda e a pessoa vem pagando de maneira regularizada a energia. A empresa, para pressionar o pagamento, ameaça cortar a luz. Só que o valor é alto e a pessoa não tem como pagar de pronto. Neste caso tivemos que tomar uma medida urgente. Valdivino nos procurou às 15h, ajuizamos o pedido imediatamente e logo depois a liminar foi concedida”, explicou.

Valdivino de Oliveira, que mora no Setor Pedro Ludovico há mais de 40 anos, disse ter comemorado a religação rápida da energia elétrica e ficado muito feliz com a ação da Defensoria Pública. “Não entendi porque a Celg resolveu me cobrar, já havíamos feito um acordo. Mas, estou muito feliz que tenha sido religado no mesmo dia. A ação da Defensoria Pública foi ótima”, declarou. Fonte: DPE-GO