Estado dará desconto a quem pagar IPVA antecipado

Proprietários de automóveis em Goiás agora terão desconto caso façam a opção pelo pagamento à vista, em parcela única e antecipado do IPVA. A redução, entre 2% e 10% (veja quadro abaixo), varia de acordo com o final da placa do veículo, mesmo sistema adotado para definir o prazo limite de pagamento sem o desconto. O programa foi anunciado na manhã desta quarta-feira, dia 11, pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

A iniciativa, pioneira no Estado, estabelece duas datas para que o motorista obtenha o abatimento. Para os proprietários  de veículos placas final 1 e 2 o prazo limite é 20 de fevereiro. Para os demais, finais de 3 a 0, dia 27 de fevereiro.

A tabela prevê desconto de 2% para os veículos com placas final 1 e 2; 3% para final 3; 4% para final 4; e assim sucessivamente, até o desconto de 10% para as placas de final 0. O sistema é simples e adota o valor do dinheiro no tempo. Quanto mais longo é o prazo para a dívida vencer, maior é o desconto. O calendário tradicional (sem desconto) continua em vigor.

A Sefaz destaca que o programa não interfere no benefício de 50% de redução no tributo oferecido a motoristas de veículos populares que não cometeram infração de trânsito no exercício imediatamente anterior.

Segundo a secretária Ana Carla Abrão Costa, o programa visa a reforçar o caixa do Tesouro. É uma resposta da área financeira do governo do Estado diante da queda na arrecadação, motivada pela desaceleração da economia. Responde também à moratória de repasses de recursos de convênios do governo federal, que se impõe um ajuste fiscal.

A expectativa do superintendente da Receita da Sefaz, Glaucus Moreira Nascimento, é que o desconto atraia mais aos proprietários de veículos das placas 7, 8, 9 e 0. Numa expectativa conservadora, ele prevê que a Sefaz consiga antecipar R$ 200 milhões.