Especialista diz que a comunicação pode ser o diferencial para advogados

Wanessa Rodrigues

Advogado Carlos André Pereira Nunes, especialista em Educação.

A comunicação pode ser o diferencial do advogado do século XXI, afirma o advogado e professor goiano Carlos André Nunes. Segundo ele, mais do que uma característica, a linguagem é um pressuposto para a advocacia. O tema será abordado pelo especialista em palestra a ser realizada no curso Advocacia de Excelência do Século XXI – Linguagem, Inovação e Empreendedorismo. O evento acontece no próximo dia 3 de fevereiro, no Instituto Carlos André, em Goiânia.

O advogado, que esta semana lançou uma sala conceito no Instituto Carlos André para permitir uma maior proximidade do professor com o aluno durante as aulas de redação jurídica, observa que o domínio da linguagem jurídica confere ao profissional proficiência e credibilidade. Mas é importante, porém, segundo afirma o especialista, não confundir prolixidade com linguagem jurídica. Esta se refere à previsão do advogado com termos técnicos e com gêneros típicos do Direito; aquela, não obstante, indica a verborragia.

Durante o evento, conforme adianta Carlos André, serão abordadas situações linguísticas que trarão reflexões sobre a necessidade de conscientização dos advogados para a boa escrita. Segundo diz, é comum que alguns advogados tenham certas dificuldades linguísticas, principalmente em razão da já conhecida ineficiente educação básica brasileira. “Creio que as Faculdades de Direito, em regra, encontram muitos obstáculos para sanar esse problema”, observa.

Por isso, é preciso entender, porém, que o domínio da linguagem jurídica depende inicialmente de domínio pleno do conhecimento gramatical e textual. “O advogado deve estudar, inicialmente, gramática e textualidade, para que – apenas depois disso – vá com mais consistência aos textos jurídicos”, completa.

Palestras
Além de Carlos André, o curso traz como palestrantes Cristiano Sobral, com o tema Empreendedorismo Jurídico; Carlos André, Linguagem: Poder na Advocacia; Camila Berni, Jeito Disney na Gestão de Escritórios de Advocacia; Rafael Lara Martins, Contratos de honorários: ferramenta de gestão; Amanda Lima, Direito Digital: Criptos e Blockchain; Erik Nybo, A mudança do Direito frente a tecnologia; Rafael Pinto, Direito das Startups; e Isis Fontenele, Técnicas e ações inovadoras da advocacia; Humberto Spenciere, que vai falar sobre Advocacia preventiva: ferramenta de gestão.

O evento é promovido pelo Instituto Carlos André, o SeuFuturo.com e a AB2L e tem o apoio do Portal Rota Jurídica, Lara Martins Advogados Associados, GMPR – Gonçalves, Macedo, Paiva, Rassi Advogados, AB2L, AJE Goiânia e Aviso Urgente. As inscrições podem ser feitas aqui. O investimento é de R$ 150,00.