Escritórios de advocacia de Goiás abrem seleção para Programa de Estágio Trainee

Wanessa Rodrigues

trainee
Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 6 de agosto.

Alunos de Cursos de Direito têm mais uma oportunidade para vivenciar o dia a dia de escritórios de advocacia de Goiânia. Estão abertas, até o dia 6 de agosto, as inscrições para mais uma edição do programa de Estágio Trainee promovido pelas Sociedades de Advogados – GMPR Advogados, Lara Martins Advogados e Rodolfo Otávio Mota Advogados. Podem participar estudantes do 5º ao 8º período. As inscrições devem ser feitas por meio do endereço www.institutocarlosandre.com.br, onde também consta o regulamento do programa. As provas para a seleção serão aplicadas no dia 12 de agosto.

Serão escolhidos três alunos que vão participar do programa de modo compartilhado e rotativo (Job Rotation). Ou seja, durante o período de duração do programa, que é de um ano, irão vivenciar a rotina dos três escritórios de advocacia. A ideia é que os alunos conheçam de forma ampla a rotina de escritórios e possam ter aprendizado além da sala de aula. O projeto foi iniciado em agosto do ano passado.

Ao participar do Programa, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar vários desafios da advocacia. Para isso, o projeto prevê a divisão das atividades em sete etapas distintas. Durante o período do estágio, segundo informa o idealizador do projeto, o advogado Rafael Lara Martins, os estudantes passam por todas as áreas de um escritório de advocacia organizado: recepção, atividades externas, auxílio jurídico-administrativo, equipe jurídica e acompanhamento com um dos sócios dos escritório, vivendo, na prática, situações que envolvem atendimento de clientes, negociação de honorários e, até, audiências.

Por meio do Job Rotation, segundo avalia Martins, além de viver diferentes áreas, o estagiário as conhece em diferentes realidades. “Assim, atrai para si uma verdadeira capacidade de enxergar o funcionamento de um escritório a importância que todas as áreas têm para a execução da atividade fim”, diz. Os estudantes selecionados recebem bolsa e auxílio transporte, que varia conforme o estagiário trainee avança no programa.

Premiação
Além do aprendizado, o programa trouxe outros benefícios: as três estagiárias que participam do Estágio Trainee, Isadora Prata, Malu Fajardo e Vanessa Vieira, são finalistas do prêmio IEL de estágio, na categoria micro e pequena empresas. Além disso, o programa é um dos cinco finalistas na categoria concedente de estágio.