Escola Judiciária do TRE-GO realiza debate sobre participação da mulher na política

Debate ocorreu na manhã desta quarta-feira

A Escolar Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizou o 1º Debate Regional da Participação Feminina na Política. O evento aconteceu na tarde dessa terça-feira (23) no auditório do TRE-GO.

Em seu discurso, o juiz membro e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Luciano Hanna, destacou a importância da participação das mulheres no processo eleitoral. “Qualquer regime que promova a exclusão de um ou mais indivíduos em razão de sua cor, sexo ou colocação social não pode ser entendido como democrático”, afirmou Hanna.

Para o diretor, aprimorar a democracia tem sido uma tarefa desafiadora, pois muitos partidos preenchem as vagas destinadas às mulheres a toque de caixa, “de forma fictícia com a única finalidade de dar a aparência de cumprimento da lei”. A legislação impõe um mínimo de vagas de 30% e um máximo de 70% para cada sexo em partidos e coligações no ato de registro de candidaturas.

Na oportunidade, a desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, vice-presidente e corregedora do TRE-GO, também falou sobre as dificuldades que o Brasil enfrenta em relação à participação feminina na política. “Estamos dando os primeiros passos”, disse.

Em 2016, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou que entre os eleitores aptos a votar 52% eram do sexo feminino. Entretanto, em todo país, 14.417 mulheres foram registradas como candidatas, mas muitas terminaram a eleição com votação zerada.