Direitos creditórios da Cohab e da Caixego serão vendidos

A Secretaria da Fazenda apresenta nesta sexta-feira (26) às instituições financeiras e demais interessados os direitos creditórios do Fundo de Compensação de Variações Salariais – FCVS – das carteiras habitacionais de duas empresas goianas extintas, a Cohab e Caixego.

Os direitos serão comercializados em pregão presencial previsto para o próximo mês como parte do Programa de Desmobilização de Ativos do Estado de Goiás – PDEG – lançado em outubro do ano passado pelo governo estadual. A apresentação aos interessados será às 9 horas, no auditório do complexo fazendário. Foram convidados representantes de bancos e corretoras, entre outras.

Serão comercializados, em lote único, direitos creditórios de 19.512 contratos, avaliados em R$ 202 milhões, a grande maioria da Cohab, explica o superintendente-executivo da Sefaz, Sílvio Vieira da Luz. O valor mínimo do pregão deve ser de R$ 90 milhões. Os detalhes do produto e da comercialização aos possíveis interessados serão apresentados pela equipe técnica da Sefaz, Cohab e Caixego, além de um representante da Fundação Getúlio Vargas, com a qual o governo tem contrato para a realização do PDEG.

O Fundo de Compensação de Variações Salarias – FCVS – é um seguro criado no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação – SFH, para garantir o limite de prazo para amortização da dívida dos mutuários de financiamentos habitacionais. Depois de validado pelo governo federal, é convertido em títulos CVS.