Detranzinho: crianças podem ajudar a construir um trânsito melhor

As crianças podem assumir um papel fundamental para a construção de um trânsito melhor e humanizado. Foi com essa filosofia que o Detran criou o projeto Detranzinho, pioneiro no País. A ideia é repassar às crianças de forma lúdica e pedagógica noções sobre legislação, cidadania e de convivência social no espaço público e proporcionar aos alunos da educação infantil e fundamental informações e vivências que propiciem a consciência de que eles são participantes ativos do trânsito como pedestres, ciclistas ou passageiros. O projeto os transforma em multiplicadores do conhecimento sobre o trânsito, valorizando a vida e o convívio social. Em 2014, o Detranzinho será trabalhado no maior número possível de escolas estaduais, municipais e particulares dos municípios goianos. Lançado em setembro de 2013, o Detranzinho já levou conhecimento sobre o trânsito para mais de 3,7 mil alunos.

O Detranzinho é uma parceria com a Lego Education e conta com um micro-ônibus totalmente adaptado. O veículo circula por todo o Estado de Goiás, percorrendo escolas públicas e particulares. Ele transporta uma maquete de seis metros quadrados construída com blocos de montar Lego, com as principais características das vias de uma cidade.

Na minicidade há carros guiados por controle remoto; semáforos computadorizados, estação de câmeras de monitoramento de tráfego e outros dispositivos automatizados. No interior do veículo há monitores, nos quais os alunos podem acompanhar a movimentação na minicidade. O projeto Detranzinho apresenta também Minha Cidade Legal, um tapete pedagógico com seis quadrantes para que alunos de 4 a 6 anos sejam incentivados a montar de forma lúdica uma minicidade; e Cidade para Todos – Nível 1 e 2. Nesse último estágio, os alunos são estimulados a construir uma cidade, focados na busca por soluções para maior segurança, acessibilidade, sustentabilidade e fluidez no trânsito. O investimento total foi de cerca de R$ 800 mil.

Segundo o diretor técnico do Detran, Horácio Mello, a iniciativa foi testada internacionalmente, sendo recomendada pela Unesco ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), como parte das ações que integram a Década Mundial de Segurança Viária para redução de mortes e acidentes no trânsito. A proposta é fazer um trabalho lúdico e motivar o imaginário infantil. “É um projeto de imersão para ajudar na conscientização e na formação das crianças por um trânsito mais cidadão. Quando se fala em mudança comportamental tem que se falar em processo de formação das pessoas. É importante despertar essa consciência desde cedo”, diz. Fonte: Goiás Agora