Deputado Simeyzon fará denúncia sobre a Celg no Ministério Público

O deputado estadual Simeyzon Silveira (foto), do PSC, irá ao Ministério Público de Goiás (MPGO) nesta segunda-feira (10/3) para fazer uma denúncia contra a Celg. O motivo é não ter recebido ainda os documento solicitados junto ao governo de Goiás e à companhia. O deputado já havia feito um apelo este ano na Assembleia Legislativa, dizendo que a não entrega dos documentos atrasa os trabalhos da Comissão de Minas e Energia da Casa, a qual preside. “Não estamos pedindo favor ao governo. Isso me é de direito, maso governo parece que está disposto a protelar tudo”, disse na época.

O parlamentar já enviou 13 requerimentos à Celg solicitando o registro de apagões que ocorreram no Estado no ano de 2013, com o intuito de averiguar quais regiões estão mais carentes em infraestrutura de distribuição de energia. O deputado também pediu balanços, contratos com empresas terceirizadas, uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Goiás (UFG) que avalia com detalhe vários aspectos da Companhia, dentre outros.

Além da denúncia, Simeyzon marcou uma audiência pública na Assembleia Legislativa a ser realizada na próxima  terça-feira (11/3), a fim de debater a destinação de recursos da Celg e tentar trazer soluções para os problemas da companhia.

Foram convidados para a audiência especialistas na área, inclusive da própria Celg, além do promotor de justiça Fernando Krebs, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). O principal objetivo da audiência, segundo Simeyzon, é trazer soluções para os problemas da companhia. “O grande problema do setor energético em Goiás não está na geração de energia, mas sim na transmissão”, disse. Fonte: Jornal Opção