Danilo de Freitas esclarece que não é sócio do vice-governador

Danilo de Freitas está mobilizado em busca de vaga na lista sêxtupla da OAB-GO

O advogado Danilo de Freitas, que já está mobilizado para disputa de uma das vaga na lista sêxtupla da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) para o cargo de desembargador do Tribunalde Justiça de Goiás, esclarece que José Eliton não é mais seu sócio no escritório Freitas & Advogados. Ao contrário do que foi noticiado ontem no Rota Jurídica, a sociedade acabou em 2011 quando José Eliton assumiu o cargo de vice-governador do Estado.

Danilo Freitas conta que já está visitando os colegas em busca de apoio. Poderão votar para escolha dos seis nomes da lista do quinto constitucional reservado à advocacia 38 conselheiros, cinco diretores e quatro ex-presidente das OAB-GO. O prazo para inscrição dos interessados em integrar a listagem terá início no dia 23 de fevereiro e prosseguirá até 26 de março.
Os seis nomes serão enviados ao Tribunal de Justiça de Goiás, que fará uma lista tríplice a ser remetida ao governador, a quem cabe a escolha do novo desembargador, que assumirá o cargo no lugar de Geraldo Gonçalves, que se aposentou em dezembro do ano passado por motivos de saúde.
Danilo de Freitas é um advogado experiente, com 24 anos na advocacia. Ele atua nas áreas do Direito Constitucional, Administrativo e Eleitoral. Ele também já foi professor universitário e de pós-graduação. Durante dois anos (2012 e 2013) foi secretário de infra-estrutura de Goiás. Também presidiu a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (AGDR).
Danilo reforça a importância das duas fases do processo de escolha dos postulantes. Agora, ele está concentrado no corpo a corpo junto à OAB, que indicará lista com seis nomes. Depois será a vez do Tribunal de Justiça, que definirá a lista tríplice entre os seis indicados. “São duas etapas de igual importância. A OAB aponta os que bem lhe representam e o Tribunal de Justiça cumpre sua prerrogativa de filtrar a listra apresentada. Por isso destaco que o Tribunal não é um corredor de passagem nesse processo”, diz.
Além de Danilo de Freitas, estão mobilizados em busca de apoio dos colegas o procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, e o ex-secretário da Fazenda Fernando Navarrete. O presidente da Comissão do Advogado Publicista, Juberto Jubé,  também está percorrendo os escritórios dos colegas para apresentar nome para a disputa.
Luiz Inácio Medeiros, Aurelino Ivo, Gilmar Mota, Vicente Lopes, Alexandre Kafuri e Guilherme Gutemberg são outros que já manifestaram interesse na nova carreira. Entre as mulheres, estão na disputa a advogada e professor Rosângela Magalhães, Sônia Caetano Fernandes e Antônia Chaveiro Martins.