Controladoria lança novo Sistema de Identificação Preventiva de Riscos em Procedimentos

A Superintendência Central de Transparência Pública (SCTP) da Controladoria-Geral do Estado lança na segunda-feira (22) o novo Sistema de Identificação Preventiva de Riscos em Procedimentos. O novo sistema conta com interface intuitiva, apresenta ferramentas que diminuíram o número de cliques (tornando mais ágil), emite relatórios mais completos do que os da versão anterior, possui o arcabouço legal acessível e apenas um clique (normas) e disponibiliza um quadro de resumo de cada processo de trabalho mapeado, desde a apuração do Indicador de Riscos (IR) até as melhorias que foram implementadas pelo órgão/entidade.

Nessa atividade e nos últimos anos, cerca de 70% das unidades administrativas estadual atingiram a meta semestral de cinco processos de trabalhos mapeados. Após a edição do Decreto nº 9.060/17, o qual instituiu a Identificação Preventiva de Riscos em Procedimentos (IPR), no âmbito do Poder Executivo do Estado, definiu sua metodologia e revogou o Decreto nº 7.905/13 e a Instrução Normativa nº 001/2015-CGE/GAB, a SCTP superou a produtividade observada nos últimos semestres, fazendo com que quase 90% das pastas do Poder Executivo atingissem a meta semestral.

Lançamento

Com o lançamento do Sistema Identificação Preventiva de Risco, a Superintendência Central de Transparência Pública vislumbra a melhoria da qualidade das informações obtidas com as ações destinadas à identificação preventiva de risco em procedimentos, a fazer com que 100% da administração pública do Poder Executivo atinja a meta semestral fixada pelo Decreto nº 9.060/17 e, com isso, minimizar ou extinguir os riscos nos processo de trabalho.

Com isso, a Controladoria-Geral do Estado consolida seu propósito em adotar preventivamente medidas contra ações que culminem em desvios de conduta e/ou procedimentais que possam resultar em prejuízos para o Estado e para sociedade.