Conselho Federal começa auditoria nas contas da OAB-GO

Uma equipe da Controladoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil está em Goiânia para realizar auditoria nas contas da seccional goiana. A medida foi pedida pela diretoria da instituição e deferida pelo presidente do CFOAB, Cláudio Lamachia.

Na tarde de ontem (8), o presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Lúcio Flávio Siqueira de Paiva recebeu, em seu gabinete, a visita do gerente da Controladoria do Conselho Federal da OAB, Alberto Jones Souza, e do analista-auditor, também do CFOAB, Nilson Ataíde de Oliveira.  Eles serão os encarregados pela tarefa de verificar a saúde financeira da instituição.

Desde início do mandato da nova diretoria, eleita em novembro passado, têm sido feitos alertas sobre os problemas nas contas da instituição. Na época da posse, em janeiro passado, exames preliminares nas constas da instituição apontaram para uma situação preocupante. Isso porque a ordem estava com nome sujo no mercado. A entidade chegou a ser inscrita no cadastro de inadimplentes, tendo débitos não só com bancos, mas também com fornecedores e prestadores de serviços.

A nova diretoria da OAB-GO também ficou sabendo há dois meses que a instituição tinha débitos milionários para saldar. Até 31 de dezembro do ano passado, devia R$ 11.747.000,00. Nesse valor estão englobados empréstimos bancários, débitos com fornecedores, com o Conselho Federal, com a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e com o Fundo Institucional de Desenvolvimento das Caixas de Assistências (Fida).