Concessão de férias na Segplan abre automatização de processos no Estado

A Secretaria de Gestão e Planejamento começa na próxima semana a implementar projeto de automatização de processos na administração pública estadual. O projeto-piloto será com o sistema de concessão de férias dos servidores da Pasta. Uma reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 10, com superintendentes e gerentes da Segplan para apresentar o projeto, no auditório Jaime Câmara do Gabinete Militar da Governadoria, no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico.

O superintendente executivo, Otávio Alexandre, fez a abertura da reunião, representando o secretário Leonardo Vilela. “Esse processo é uma inovação necessária, importante para o Estado e para o servidor, além de significar também um exemplo de desburocratização”, disse.

Na sequência, o projeto-piloto foi apresentado pela superintendente de Modernização Institucional, Janine Zaiden. Segundo ela, o objetivo principal da automatização é gerar economia de recursos financeiros e de pessoal a partir da adoção de ferramentas modernas, gerenciamento eletrônico de processos e padronização de rotinas e atividades.

Redução de custos
Janine explicou que a automatização de processos começa pela Segplan, mas vai chegar aos poucos a todas as secretarias e órgãos do governo. Em breve, solicitações de transporte, diárias, frequência de servidores, solicitações de cursos e compras, entre outras demandas internas, poderão ter seus processos automatizados.

No caso das solicitações e concessões de férias, o objetivo é zerar as seis assinaturas requisitadas atualmente no processo. O gasto com papel vai reduzir de 10 folhas para apenas duas por solicitação. No momento do levantamento dos dados, a Segplan possuía aproximadamente 2.200 servidores que demandavam 3.960 solicitações anuais de férias.

O grande número de solicitações ocorre porque 80% dos servidores parcelam as férias. Levantamento da Gerência de Escritório de Processos da Superintendência de Modernização Institucional mostra que a automatização do processo de férias na Segplan vai gerar uma economia de 82% em valores gastos e 87% no tempo despendido da solicitação à concessão do direito.