Processos Penal e Civil e Direito Tributário são os lançamentos da semana

    0

    COLUNA BIBLIOTECA JURÍDICA 027 – 2016 (14/11 a 20/11)

    Por Giuliano F. Miotto, advogado, consultor patrimonial e Diretor Presidente do Instituto Liberdade e Justiça.

     

    PROCESSO PENAL

    processo-penalA obra volta-se à construção de uma teoria geral da nulidade no processo penal, cujo propósito é reunir elementos comuns unificadores do procedimento de produção normativa de nulidade e de sua consequência jurídica. A importância dessa sistematização reside no objetivo de possibilitar maior previsibilidade na atividade judicial de controle dos atos viciados no curso da persecução penal estatal.

     

    Serviço:

    Livro: Teoria da Nulidade no Processo Penal

    Autor: Rosmar Rodrigues Alencar

    1a Edição – 2016

    688 páginas

    Editora Noeses

     

    DIREITO TRIBUTÁRIO

    direito-tributarioEsta obra tem o propósito de desmistificar atividades exercidas pelas instituições financeiras, com o oferecimento de seguros critérios jurídicos para construção da correta subsunção dessas atividades ao tributo devido: IOF ou ISS, ou seja, verificar se se tratam de operações financeiras (abrangendo a creditícia, de câmbio, de seguro e bem assim as relativas a títulos ou a valores mobiliários) ou de prestação de serviços.

     

    Serviço:

    Livro: ISS, IOF e Instituições Financeiras

    Autor: Aires F. Barreto

    1ª edição (2016)

    196 páginas

    Editora Noeses

     

    PROCESSO CIVIL

    processo-civilEsta obra, escrita por um dos integrantes da Comissão de Juristas responsável pela elaboração do anteprojeto do Novo CPC, tem a pretensão de facilitar a vida dos operadores do Direito, notadamente daqueles que diariamente se debruçam sobre casos concretos nos fóruns do nosso País. Logo no início, procede-se à comparação entre a estrutura do Novo Código e a do CPC/1973. Em seguida, cada artigo é cotejado com o correspondente dispositivo do CPC/1973, quando houver, possibilitando uma visão imediata das alterações e dos textos novos.

    As legendas coloridas visam auxiliar a identificação dos comandos normativos que foram alterados e daqueles que apresentam inovações. Em itálico, foram destacadas as modificações e, em negrito, as novidades. Os textos do CPC/1973 que foram excluídos, bem como as revogações, encontram-se tachados.

    Após os dispositivos em confronto, há o respectivo comentário, em que são indicadas não só as mudanças operadas e as causas que levaram a tais alterações, mas, também, o modo como o operador jurídico deve proceder a partir da nova sistematização.

    Serviço:

    Livro: Novo Código de Processo Civil Comentado

    Autor: Elpídio Donizetti

    2a Edição (2017)

    Editora Atlas

     

    *A seleção de obras desta coluna é feita por Giuliano F. Miotto. Caso deseje enviar material para análise e divulgação, basta mandar um e-mail para o endereço:

    giulianomfreitas@gmail.com