Posso obter um visto de não-imigrante se eu for casado com um cidadão dos EUA?

Conheço muitos casos em que um americano residente no exterior casou-se com um morador local, e não houve hesitação dos funcionários consulares em emitirem um visto de não-imigrante ao cônjuge para que este possa conhecer os novos sogros.

Um caso como esse depende muito da situação e das intenções do cônjuge dos EUA. Nos casais que se candidataram com sucesso, um ou ambos eram residentes bem-sucedidos de longo prazo daquele país estrangeiro com status legal e uma vida e negócios estáveis ​​ali. Eles ganharam pontos extras, pois conheciam muito bem o processo de imigração e optaram deliberadamente por não usá-lo porque não iriam se mudar permanentemente para os EUA no futuro próximo, ou nunca.

Outros já tinham checado os atrasos habituais para aprovação da petição, a aprovação e a emissão da petição para o dia – geralmente anos no futuro – quando eles queriam se levantar e se mudar para os EUA permanentemente. Mas por enquanto eles continuariam morando no exterior e visitando os EUA sempre que quisessem.

O fato de estar casado (a) com um cidadão americano, não obriga o cônjuge a entrar com um processo de imigração (Green Card). O cônjuge estrangeiro tem o direito de obter um visto de turismo, desde que comprovados seus vínculos com o país de origem e a não intenção de permanecer nos EUA de forma ilegal.

Law Offices of Witer DeSiqueiraColaboração: Katlyn Berker – ex consular officer 

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.