sábado, 17 de novembro de 2018 62 9 9904-5026
USA Fácil

USA Fácil

Perguntas frequentes sobre imigração e vistos para os EUA

A permanência nos EUA por 6 meses a cada ano como turista, pode dificultar a renovação do visto? Sou um empresário de sucesso e gosto de visitar os EUA. Não estou interessado em fazer qualquer trabalho não autorizado.

 A resposta curta é sim, o funcionário consular provavelmente ficará desconfiado, rotulará você como um “serial six monther” no banco de dados consular, e poderá lhe negar um visto (provavelmente uma vez, como um aviso). Se você está passando seis meses por ano nos EUA, talvez não tenha fortes laços com seu país de origem e, essencialmente, está morando nos EUA com um visto de turista. Recentemente, orientamos a um cliente que pedisse um visto EB 5, porque estava recebendo o “aperto” do CBP por ter passado tanto tempo em suas casas na Flórida e em Connecticut. Como você sabe, Trump foi eleito e há um “novo xerife na cidade”.

É possível renovar um visto para os EUA B1/B2 após ter trabalhado ilegalmente naquele país?

 É possível substituir (não renovar) um visto de não-imigrante dos EUA que foi cancelado porque o portador estava trabalhando ilegalmente? Esta seria a pergunta correta.

Cada caso é diferente, é claro, mas é sempre uma tarefa longa e difícil tentar convencer um funcionário consular dos EUA de que, embora uma pessoa tenha violado as condições de um visto antes, ele não fará isso novamente. E é responsabilidade do candidato convencer o oficial, e não o contrário.

Posso voltar para os EUA se tiver um visto válido, mas um SEVIS expirado? Eu sou um estudante internacional e fui suspenso por um ano da minha universidade.

 Supondo que o seu visto “válido” seja um visto de estudante F-1, a resposta para sua pergunta é NÃO. Isto é porque o seu visto não é realmente válido. Um visto F-1 só é válido quando acompanhado por uma certificação I-20 atual e válida, e somente para um estrangeiro que tenha um registro SEVIS atual e válido. Como você não tem nenhuma dessas coisas, seu visto F-1 é atualmente inválido e não pode ser usado para entrar nos Estados Unidos. Se você tentar usá-lo, seu visto será cancelado, você terá sua entrada recusada. Você será atingido por uma proibição de cinco anos, dependendo quase inteiramente do humor do oficial de imigração que cuida do seu pedido de admissão.

Você precisará convencer sua antiga instituição a restabelecê-lo no status atual e emitir um novo I-20, ou encontrar alguma outra instituição que o admita e envie um novo I-20 válido. E, uma vez que o seu registro no SEVIS está vencido há mais de cinco meses, você precisará pagar a taxa SEVIS novamente. Você pode ou não precisar obter um novo visto F-1.

Caos seu “visto válido” seja um B1/B2, você pode entrar nos EUA, porém, será bastante questionado na imigração a respeito do cancelamento de seu SEVIS e o agente de imigração terá a discrição de deixa-lo entrar ou não no país.

Qual a melhor maneira de responder perguntas sobre vistos em uma embaixada americana?

 Na verdade, direta e sucintamente. Olhe o oficial consular nos olhos. Responda apenas às perguntas que ele ou ela lhe der. Não conte histórias nem participe de outros assuntos. Lembre-se de que o oficial quer concluir a entrevista o mais rápido possível.

Mara Pessoni

Law Offices of Witer DeSiqueira

www.witeradvogados.com

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

 

 

 

Comentários



Receba nosso informativo

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do portal Rota Jurídica