Perguntas frequentes sobre imigração e vistos para os EUA

Um agente de imigração vê uma lista de todos os países que eu visitei quando meu passaporte é escaneado no aeroporto? 

Quando o agente de imigração verifica seu passaporte no terminal do computador, o que eles obtêm é (algum subconjunto de) o que o país tem em seus arquivos sobre você, com base na utilização da sua nacionalidade de passaporte e do número de controle de passaporte como uma chave de pesquisa.

Isso pode variar de nada (embora isso seja raro, exceto para uma chegada pela primeira vez em um país que permita o visto na chegada), literalmente, resmas de informações. Um agente de imigração dos EUA, por exemplo, verá uma lista de suas entradas recentes para os EUA (eles têm todos eles, é claro, mas a tela só pode mostrar tanto), seus vistos atuais e outras autorizações de viagem, se você tem quaisquer petições pendentes e a maior parte do seu histórico de viagens recente, conforme relatado ao USCIS, através das várias fontes que fornecem essas informações. O USCIS obtém dados de viagens das agências de imigração de países com os quais os EUA têm acordos de compartilhamento de dados (Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Panamá, Porto Rico, Bahamas, etc.), bem como, de manifestos de passageiros arquivados por operadoras de voos comerciais que chegam, partem ou transitam nos Estados Unidos. Assim, se você já partiu dos Estados Unidos, eles sabem onde você foi quando você saiu, mas eles podem não saber onde você foi depois disso, a menos que você tenha voado para um país que compartilha dados com os EUA. Eles quase certamente sabem de onde você veio se você voou, porque o transportador que você voou foi obrigado a apresentar um manifesto de passageiros, e o USCIS quase sempre tem esse manifesto quando os passageiros passam na mesa de alfândega.

O que eles estão procurando?

O que eles procuram é (a) falta de provas de que você não é admissível e (b) informações que servem para verificar se a evidência que você deu em sua entrevista de para ser admitido nos Estados Unidos não é fraudulenta. Observe também que (pelo menos para os EUA), é seu trabalho provar que você é admissível. Não é o trabalho do agente de imigração provar que você não é.

O que pode acontecer se na minha entrevista de visto eu disser que vou para uma cidade e decidir posteriormente entrar em outra nos EUA?

Você será questionado sobre isso em sua primeira entrada nos EUA. Pois, para o agente, isso pode configurar uma fraude e você terá que provar com fortes argumentos porque mudou de opinião desde sua entrevista. Caso não consiga ser convincente, você correrá o risco de não ser admitido nos EUA e terá que retornar no primeiro voo disponível.

Tenho que ter em mãos, no ato da entrevista na imigração, as passagens de volta e as reservas de hotel?

É bom que tenha, pois isso te ajudará a argumentar e fortalecer as convicções do agente de que você não intenta imigrar legalmente

Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.