Como o agente consular pode (ou não) aprovar um visto de turista para os EUA em apenas 5 minutos?

Ele ou ela já leu o formulário de APLICAÇÃO (DS-160) que você preencheu anteriormente, já analisou seu passaporte e outras informações, tais como: nomes dos pais, se você já viajou a outros países. Já cruzou dados do banco de dados americano, já checou informações suas na Receita Federal do Brasil e na Justiça, muito antes do horário de sua entrevista. Isso ajuda o agente a determinar três coisas – se você:

1) Tem alguma inadimplência que o impeça de obter um visto, como violações de imigração, história criminal, laços terroristas ou doenças transmissíveis;

2) Se encaixa em uma categoria como imigrante, diplomata, viajante de negócios, turista, tripulante, estudante, trabalhador temporário, jornalista ou estrela de cinema;

3) Se você está se candidatando a um visto de não imigrante, é provável que você realmente volte.

Depois de conhecer as pessoas de um país, conhecendo sua cultura e suas artimanhas, e depois de fazer isso vários milhares de vezes, qualquer agente consular, provavelmente, poderia fazê-lo em menos de cinco minutos.

 

Law Offices of Witer DeSiqueira

Colaboração: David C. Maness (ex-agente consular)

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.