Centro vai acolher e encaminhar usuários de drogas para tratamento

O Governo do Estado, por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed), inaugura no próximo dia 22, às 14 horas, o Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e Drogas (Ceat-AD), criado pelo decreto 8.121 de março último. O objetivo é proporcionar acolhimento e avaliação psicossocial dos usuários de álcool e outras drogas e encaminhá-los, se necessário, para as comunidades terapêuticas conveniadas com o Estado o com o governo federal, cujo gestor de vagas é o Geed. A unidade está localizada na Rua Dr. Olinto Manso Pereira, antiga Rua 94, nº 188, no Setor Sul, em Goiânia.

O Ceat-AD contará com serviço de teleatendimento gratuito e receberá demanda de todo o Estado que oferecerá informações, orientações e encaminhamentos de acordo com a demanda. O Centro, exclusivo e especializado no fornecimento de informações sobre os tipos de drogas e seus efeitos no organismo, vai orientar na busca de locais para atendimento, e ainda informar sobre o uso ou dependência química.

Com o Centro, o Governo do Estado oferecerá um local de referência e ajuda a todos que estão em sofrimento por causa do uso de substâncias psicoativas, cumprindo com as diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. A criação do Ceat-AD, de acordo com a  presidente do Geed, Ivânia Fernandes, decorreu da demanda crescente de pessoas e famílias em busca de atendimento. Esse serviço ainda inexistia de forma específica para esse setor. A partir da inauguração, essa lacuna será preenchida, de forma profissional, acolhendo com respeito ao ser humano e às famílias que procuram ajuda nesse segmento.

Fluxograma
O Ceat-AD funcionará da seguinte forma: acolhimento por um recepcionista quando fará um cadastro, e será avaliado por equipe multiprofissional – enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, que traçarão um perfil do usuário de drogas e suas necessidades. Após isso, esse usuário será encaminhado a uma comunidade terapêutica. Mas se não for esse o perfil, a equipe orientará para serviço mais adequado como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Centro de Assistência Integral a Saúde (Cais), hospitais especializados, Pronto Socorro Psiquiátrico Wassly Chuc, unidades de acolhimento transitório e toda a rede de atenção psicossocial ou indicará grupos de auto e mútua-ajuda em cada localidade.

O Geed foi criado pelo Governo do Estado com a finalidade de coordenar e operacionalizar as políticas públicas sobre prevenção, tratamento e repressão às drogas. Vem desenvolvendo diversas ações como a implantação do Ceat-AD, mapeamento e convênio com comunidades terapêuticas, assessoria na criação dos Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas, gestão estadual do Programa Crack é Possível Vencer, projeto Anjos Urbanos, e em parceria com o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas realiza a Jornada Goiana de Prevenção ao Uso de Drogas, dentre outras ações.

As comunidades terapêuticas são instituições que oferecem cuidados contínuos de caráter transitório e voluntário por até 9 meses, acolhendo usuários com necessidades clínicas estáveis decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A coordenação do Ceat-AD está a cargo do médico psiquiatra Venício Evangelista que conta com apoio administrativo da psicólogo Giselle Carneiro Soares e da advogada Keyla Flávia Tavares. O Ceat-AD irá fazer a triagem de pacientes e a regulação das vagas junto à Senad.