Casag começa campanha de vacinação contra gripe na segunda-feira

De encontro ao início da temporada anual de gripe, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) inicia campanha de vacinação contra o vírus H1N1. A diferença desta edição é que a campanha acontecerá em 13 regionais e subseções em todo o Estado, atendendo de forma ainda mais expressiva a advocacia do interior.

Cada advogado pode adquirir até quatro doses e, como parte do custo é subsidiada pela Casag, cada dose sai R$ 50. Estagiários e dependentes também podem se imunizar. A vacina oferecida pela entidade é a tetravalente, mais completa que a disponível na rede pública e tem o preço aproximadamente três vezes inferior à imunização oferecida no mercado.

O presidente da entidade, Rodolfo Otávio Mota, informa que a campanha começa em Goiânia no próximo dia 29 e segue até dia 03 de junho. De segunda a sexta-feira os horários de funcionamento serão entre as 9 e 12 horas e das 13 às 17 horas. No sábado, dia 03, o horário de vacinação será entre as 9 e 15 horas. No interior do Estado, as datas seguem cronograma conforme tabela abaixo.

Para adquirir, o advogado deve acessar o site  vacinacao.casag.org.br , escolher a cidade que deseja vacinar, gerar o boleto e efetuar o pagamento. No ato da vacinação, será obrigatória a apresentação da carteira da OAB com cópia e o boleto pago.

Casos e cuidados

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informam 36 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza até a segunda semana deste mês. Desses casos, 10 evoluíram para mortes por influenza em Goiás.

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Mesmo as pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentar os sintomas da gripe: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento do quadro de gripe pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Veja o cronograma completo: