Candidato a vereador aciona a Justiça Eleitoral por vídeo de presidente da OAB-GO

Vídeo foi gravado nas dependências da Ordem
Vídeo foi gravado nas dependências da Ordem

O advogado e candidato a vereador por Goiânia Jorge Carneiro Correia entrou com ação de investigação na Justiça Eleitoral contra o presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) Lúcio Flávio de Paiva. O motivo: um vídeo gravado por ele na sede da instituição declarando apoio ao também candidato a vereador Helmiton Prateado.

Divulgado nas redes sociais, a gravação mostra Lúcio Flávio ao lado de Hélmiton, dizendo não ter dúvidas de que o candidato “é um excelente nome para a cidade”. “Conheço o Hélmiton [Prateado, do PSL] há muito tempo e posso dizer que é um jornalista combativo, um homem de bem e que representa a renovação. O eleitor que escolhê-lo terá um homem da melhor qualidade no parlamento goiano”, afirma no vídeo.

Correia alega, no pedido, que a declaração de apoio foi feita identificando Lúcio Flávio como presidente da OAB-GO, o que seria irregular. Isso porque, diz, a legislação eleitoral não permite o uso ou cessão de bens públicos e/ou de uso comum. O candidato também alega que a conduta do presidente da OAB-GO compromete a lisura do pleito.

O advogado pede, na ação, que Lúcio Flávio seja declarado inelegível pelo período de oito anos. Além disso, solicita também que o candidato concorrente seja proibido de veicular o vídeo de apoio recebido, assim como pede a cassação da diplomação dele caso seja eleito nas eleições do próximo domingo (3), além da inegibilidade dele pelo mesmo período de oito anos.

Visita
Pouco após o vídeo ser divulgado, o presidente da OAB-GO afirmou que não considera o material como uma demonstração de apoio, muito menos um pedido de voto. Ele relatou que Hélmiton o visitou em seu gabinete e pediu para que gravasse o vídeo. Segundo Lúcio Flávio, reiterou que não pediu votos para o candidato, apenas atestou a boa índole do candidato.