terça, 18 de setembro de 2018 62 9 9904-5026
Operação Saqueador

Cachoeira e Cavendish são condenados e Rodrigo Dall Agnol é absolvido

O empresário e contraventor Carlinhos Cachoeira foi condenado, nesta quarta-feira (13), a 9 anos e 6 meses de prisão no âmbito da Operação Saqueador, considerada “mãe” da Operação Lava Jato. Além dele, o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, também condenou o empresário Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta, e outras 13 pessoas. Os únicos absolvidos foram Rodrigo Moral Dall Agnol, acusado de ser tesoureiro da Delta e  Denise Salviano. No caso de Dall Agnol, segundo seus advogados, os goianos Rodrigo Lustosa e Thomaz Rangel, Bretas se convenceu da ausência de dolo, absolvendo-o de todas as acusações. Já Denise foi defendida pelo advogado Enei Curado.

No processo analisado se apurava o desvio de R$ 370 milhões nas obras do Macaranã, durante a gestão do então governador Sérgio Cabral. As investigações foram deflagradas em 2016. Segundo a denúncia, 18 empresas de fachadas foram utilizadas para firmar contratos fraudulentos. Tanto Cachoeira como Cavendish foram condenados por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Sobre Cachoeira, Bretas afirmou que sua conduta social “é reprovável”, já que ele “exercia primordialmente atividades ilícitas, através de empresas de fachada, permitindo a utilização de recursos ilícitos por diversas empresas”.

Embora o goiano tenha pego mais de 9 anos de cadeia, a pena de Cavendish foi menor, de quatro anos e dez meses, por ele ter confessado os crimes e oferecido R$ 400 milhões para reparar os danos que causou. A defesa de Cachoeira, que atualmente cumpre pena sobre o caso Loterj, no regime semiaberto de Goiânia, vai recorrer da sentença de Bretas.

Alguns dos condenados e as penas

  • Fernando Antônio Cavendish Soares – 4 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão
  • Carlos Alberto Duque Pacheco – 4 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão
  • Cláudia Maria de Andrade Salgado – 3 anos e 3 meses de reclusão
  • Dionísio Janoni Tolomei – 8 anos e 2 meses de reclusão
  • André Machado Ferreira – 8 anos e 2 meses de reclusão
  • Heraldo Puccini Neto – 8 anos e 2 meses de reclusão
  • Paulo Meriade Duarte – 8 anos e 2 meses de reclusão
  • Cláudio Dias de Abreu – 8 anos e 2 meses de reclusão
  • Aluízio Alves de Souza – 3 anos e 3 meses de reclusão

Comentários



Receba nosso informativo

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do portal Rota Jurídica