Brasileiros estão mais seguros em comprar pela internet, mostra pesquisa

A pesquisa Consumo Virtual no Brasil, divulgada ontem (3) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostra que o brasileiro está mais seguro em relação às compras pela internet. De acordo com a pesquisa, feita entre os dias 5 e 8 de janeiro com 678 pessoas das 27 capitais que usaram sites de vendas no ano passado,  93% dos entrevistados, ou nove entre dez consumidores, estão satisfeitos com esse tipo de compra.

A sondagem revela que 93% dos consultados fazem compras pela internet há mais de três anos. Eles também buscam fornecedores que sejam consagrados no mercado. “Quarenta e nove por cento escolhem o site porque procuram marcas conhecidas. Os clientes já sabem usar sites de comparação e se pautam pelos sites de reclamação. Com isso, a gente vê que o consumidor já busca elementos para tomar decisões mais  informadas. E isso acaba dando confiança”,  disse à Agência Brasil o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges.

Os compradores mais assíduos sãos os mais escolarizados – 41% têm pós-graduação, estão na faixa de 35 anos a 49 anos e pertencem às classes sociais A e B (34%). Segundo Borges, isso mostra uma questão já esperada, que é a inserção mais tardia das classes C, D e E nesse tipo de comércio. Por outro lado, comprova a maior disponibilidade de crédito e acesso aos meios de pagamento das classes A e B. Ele destacou, porém, que a participação das classes C, D e E já é significativa no total de compradores (52%) e tende a crescer. Dois em cada dez consumidores fizeram a primeira compra virtual nos dois últimos anos e entre esses há um  percentual maior de pessoas das classes C, D e E, “o que confirma a inserção tardia desses clientes”, explicou Borges.

A comodidade de comprar sem precisar sair de casa foi a principal vantagem listada por 74% dos consultados, além do preço considerado  mais baixo do que nas lojas físicas (50%). “Nota-se que grande parte das vantagens – economia de tempo, facilidade na comparação com concorrentes, está relacionada com economia”. Mesmo que não compre pela internet, o cliente pode usar essa comparação para barganhar um preço mais baixo na loja física. “Ele acaba economizando dinheiro de um jeito ou de outro.”

Entre as desvantagens, 68% citaram o fato de não poder levar o produto na hora da compra. O mesmo percentual de compradores reclamou de não poder experimentar, 37% alegaram não poder ver, tocar nem cheirar o produto e 23% indicaram o prazo de entrega demorado. A falta de segurança quanto à entrega do produto ou o medo de ser lesado por algum tipo de falsificação foram citados por 6% dos consumidores. Frete grátis (23%) e indicações de amigos e parentes (22%) são fatores considerados para a escolha do site de vendas.

Os itens mais comprados pela internet no ano passado pelos brasileiros foram eletrônicos (61%), livros (47%), calçados (44%), roupas (42%) e eletrodomésticos (36%). Em contrapartida, os internautas disseram que jamais comprariam pelo sistema virtual seguros (25%), artigos para animais (19%), calçados (17%), roupas (16%) e comida pronta (15%).  A rejeição por calçados e vestuário é explicada pelo fato de não poder experimentar ou por receio em caso de troca.

O acesso à internet para o consumo é feito ainda predominantemente por computador (desktop) (44%) ou por notebook (32%). Entretanto, o uso de meios móveis é crescente, com o smartphone chegando a 20%. O cartão de crédito é apontado como principal meio de pagamento em compras virtuais por 78% dos entrevistados, sendo que o percentual sobe para 83% entre os mais escolarizados. Em seguida, aparece o boleto bancário (54%). Em ternos de gênero, a pesquisa não mostra divisão acentuada. “Está meio a meio”. Flávio Borges disse, porém, que quando se olham os dados de pessoas que entraram mais recentemente nesse mercado, “vê-se que há mais mulheres do que homens: 17% das mulheres passaram a usar a internet entre um e cinco anos e 12% dos homens  entraram mais recentemente. A entrada das mulheres no mercado virtual é maior, embora seja também mais tardia”, disse.

A pesquisa mapeou 22 produtos mais consumidos e constatou que livros são os itens preferidos para compra nos próximos seis meses, com 52% do total, seguidos de eletrodomésticos (47%), passagens aéreas, de ônibus, de trem ou de navio (47%), reservas em hotéis ou pousadas (41%) e ingressos (40%).