Atualizado, Banco de Sentenças do TRT facilita consulta

A ferramenta Banco de Sentenças, desenvolvida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Goiás, foi atualizada e conta agora com novas e importantes funcionalidades que otimizam o trabalho de elaboração sentenças. O sistema tem o objetivo de centralizar e permitir a busca de sentenças produzidas pelas varas trabalhistas de Goiás, servindo como fonte de consulta e referencial na elaboração de sentenças que tratam de matérias semelhantes. A ferramenta de pesquisa faz a varredura e identifica as palavras-chave no “corpo” de todas as sentenças publicadas. Apresentado o resultado da busca, basta o usuário clicar na palavra digitada para obter a sua visualização em todos os documentados encontrados.

O programa desenvolvido pelos técnicos do Tribunal tem também a vantagem de permitir que se abra a sentença no formato HTML, permitindo a utilização de seu conteúdo (total ou parcialmente), sem a necessidade de qualquer ajuste no texto (sentença ou minuta) em elaboração, já que a transplantação do material selecionado obedece a formatação do texto destinatário. Antes da implementação dessa mudança, os juízes e assistentes consumiam energia e tempo consideráveis para formatar o conteúdo extraído da sentença ao “corpo” do texto em elaboração, uma vez que as decisões estavam disponíveis apenas no formato PDF.

Outra novidade da ferramenta consiste em localizar a palavra desejada simplesmente digitando-a após clicar em “Ctrl F”. Com isso, o assistente ou juiz verá a sua palavra-chave ser repetida no texto em consulta apenas com o uso sucessivo da tecla “Enter”. Essa inovação permite que o interessado encontre o termo desejado com absoluta rapidez independentemente do número de laudas da sentença, concentrando sua atenção no/s tópico/s de seu interesse. O programa ainda conta com diversas funcionalidades e com um sistema de refinamento bastante pragmático.

Os responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta foram os servidores Thiago de Meneses (Analista), Thiago Marsiglia (Técnico) e Sávio Menezes, chefe da Sessão de Servidores de Aplicação. O trabalho foi supervisionado pelo juiz auxiliar da Presidência, jRenato Hiendlmayer, e coordenado pelo juiz titular da Vara do Trabalho de Posse, Whatmann Iglesias, auxiliado pelo assistente Cláudio César Ferreira e pelo diretor de Secretaria de Posse-GO, Antônio César Cordeiro.

O coordenador de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Paulo Goiás, disse que a atualização do Banco de Sentenças do TRT18ª foi colocado em pleno funcionamento esta semana e já pode ser acessado pela Intranet na aba Sistemas. Fonte: TRT-GO