domingo, 23 de setembro de 2018 62 9 9904-5026
Artigos Jurídicos

Artigos Jurídicos

Preciso implantar a Controladoria Jurídica no meu escritório?

Monique Souto

Veja, se você deseja estar entre os melhores “da área”, atingir nível alto de satisfação e reconhecimento em relação ao trabalho desenvolvido, se almeja crescimento financeiro e de carteira e, se deseja permanecer sólido em um mercado que está cada vez mais competitivo, sugiro que sim, que a Controladoria Jurídica seja implantada em seu escritório.

Contudo, sabemos que mudar e/ou inovar exige investimento de tempo, e na maioria das vezes, de dinheiro e em alguns casos, de ambos, daí a necessidade de saber exatamente onde e qual é a ferida, para ver a necessidade e a urgência daquela mudança e/ou inovação.

No caso em questão – implementação da controladoria jurídica, o tempo será o investimento necessário e crucial num primeiro momento. Pois, antes de optar pela controladoria, será necessário fazer/ refazer um estudo completo do escritório, a fim de conhecer melhor o seu negócio. Algumas perguntas devem ser feitas e com base nas respostas encontradas, será definido quando, como e para que a controladoria será implementada.

Dado este primeiro passo, constatado que sim, que a controladoria jurídica é de fato um investimento a ser feito, faça uma segunda análise – qual o papel da controladoria dentro do meu escritório? Aqui cabe uma sugestão, olhe para dentro do seu escritório e não para o do vizinho, pois, apesar das semelhanças existentes, cada escritório possuí necessidades peculiares e será com base nelas que será definido o papel da controladoria.

Como dito em artigo anterior, a Controladoria Jurídica possui várias vertentes, controle de qualidade, gestão de atividades, otimização de tempo, entre outros. Por esta razão é importante conhecer os pontos fortes e pontos fracos do seu escritório. É fundamental notar os gargalos e os faróis, para a partir daí definir como a controladoria jurídica irá atuar.

*Monique Souto é advogada controller 

Comentários



Receba nosso informativo

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do portal Rota Jurídica