Esses “juizecos” são loucos

jornalista-rosenwal-ferreiraO nobre senador Renan Calheiros, que paira acima de qualquer suspeita, está certo em batizar os juízes que não pertencem ao Supremo Tribunal Federal de “juizecos”. Onde já se viu tamanha prepotência? Investigar os deuses encastelados no poder? O que pensa essa gentinha, essa ralé? Que vai contribuir para derrubar milionários poderosos que ergueram uma muralha de proteção durante décadas? Quanta ousadia!

Agora, nos aparece essa tal de Carmen Lúcia, uma mulher, quem diria, que deixaram por um deslize se estabelecer na presidência do STF, exigindo respeito aos juízes. A mulher, que deve ser histérica, claro, foi além: rebateu Renan, afirmando que a cada agressão a um juiz, ela própria se sente agredida. “Vai te catar!”, bem que poderia retrucar Renan Calheiros. Achou ruim? Leva o arroz de segunda para casa.

Onde estamos? Que país é este? Agora vão querer investigar o próprio Senado? Daqui a pouco o número de doidos aumenta e mais senadores vão parar na cadeia. Não bastou Delcídio Amaral? Renan, e até colegas que antes eram antagonistas, precisam se unir. O povão brasileiro está tomando gosto. Muitos já desejam prisão de corruptos, mesmo que estes sejam deputados federais e senadores.

Vejam o caso emblemático de Fernando Collor. Só porque o cidadão comprou Ferrari, e uma dúzia de veículos de luxo com dinheiro do propinaduto,  já estão chiando. Querem o que? Que ele não tenha o direito de evoluir e sair da eterna Elba?

O País virou uma zorra. Outro dia, um parlamentar desabafou que estava com receio de receber míseros 8 milhões de propina e logo aparecer um chato de plantão condenando. Outros sequer estão conseguindo curtir em paz os milhões depositados de boa fé em paraísos fiscais.

Desse jeito não dá. Deve ser um complô de quem deseja uma ditadura militar ou coisa pior. Se tirar a alegria, o confortável companheirismo, o calor humano nas tramoias que rendem dinheiro, vai sobrar o que? Alguém vai querer atuar na política? Resta o caos. É preciso avaliar com cautela.

“Juizecos” são um perigo. Podem comprometer algo que sempre deu certo para a classe política. Proponho até algo necessário: vamos criar um presídio federal só para colocar juízes que se atrevem a peitar os políticos. Ao menor sinal de rebeldia, nem precisa de julgamento formal. Enfia o sujeito na jaula a pão e água. Teria que ser uma lei simples, dessas que apenas um herói como Renan seria capaz de promover. “Parágrafo único. Qualquer juiz que investigar, tentar punir, ou denunciar um nobre da classe política, em qualquer esfera, será classificado como ‘juizeco’ e condenado à prisão perpétua e perda do cargo. A decisão seria do próprio político”.

*Rosenwal Ferreira é jornalista