Ação educativa marca dia internacional de conscientização sobre o ruído

O dia 30 de abril é marcado como o Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído e, neste ano, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promove atividades em parceria com o Terminal Rodoviário de Goiânia.
 
Com o tema “O mundo na torcida por menos ruído”, serão fornecidas orientações e informações para motoristas que trabalham no transporte intermunicipal e interestadual sobre os prejuízos que os ruídos podem causar à saúde.

Nos motoristas, a variedade de fatores que contribuem para a perda auditiva é grande: desde localização do motor na parte dianteira do veículo até o ruído intenso das rodovias.
 
A ação também vai contar com a distribuição de brindes e folders educativos e a intensidade do som ambiente será mediada. O objetivo é destacar o impacto do barulho excessivo e suas consequências na qualidade de vida – o excesso de ruído é capaz de causar estresse, insônia, depressão e até o decréscimo da audição.
 
Consequências
A Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é causada pela exposição prolongada a estímulos auditivos intensos.

Além da dificuldade de compreensão de fala, zumbido e intolerância a sons altos, o portador de Pair ainda pode sofrer com dores de cabeça, hipertensão arterial, irritabilidade e alterações gastrointestinais, hormonais e do sono.