80% dos atendimentos no Procon Goiânia são solucionados sem abertura de processo

O Procon Goiânia registrou 3.428 atendimentos presenciais realizados no primeiro semestre deste ano. Deste total, mais de 80% foram solucionados sem a abertura de processo. Entre as áreas mais reclamadas, os destaques ficaram para os Serviços Essenciais (Telefonia, Água e Energia), em primeiro lugar; seguido por Serviços Privados (Construtoras, Instituições de Ensino, Concessionária de Veículos, entre outros) e Produtos.

Os setores campeões de reclamações continuam sendo os serviços de telefonia. A empresa Claro está no topo da lista das 10 empresas mais reclamadas nos últimos seis meses. A Caixa Econômica Federal ficou em nono lugar, e a Companhia Energética de Goiás (Celg), em último.

Quando a demanda envolve abertura de processos, quatro empresas relacionadas a produção de shows estão entre as primeiras da lista. Estas são seguidas por banco, lojas de eletrodomésticos, uma instituição de ensino, uma empresa de empregos e uma de seguros.

Além do atendimento presencial, o Procon teve expressivo número de recepção e prestação de informações por telefone. Foram mais de 15 mil consultas. No balanço das audiências de conciliação entre consumidor e empresas, foram realizadas 1.334. Sendo que, em 80% dos casos, questões foram resolvidas sem abertura de processo, promovendo solução satisfatória para o consumidor.

Ao longo dos últimos seis meses, a Gerência de Fiscalização do órgão recebeu mais de 300 denúncias, resultando em 280 ações relativas a autos de infração, de apreensão, notificações e termos de constatação. Ainda dentro das operações de fiscalização, aconteceram ações com caráter pedagógico e orientativo.

Segundo o superintendente do Procon Goiânia, Rodrigo Melo, é meta do órgão realizar um atendimento que deixe o consumidor satisfeito. “É por isso que toda a nossa equipe tem o orgulho de dizer que, em 80% dos nossos atendimentos, conseguimos solucionar sem a abertura de processos. Isso demonstra a eficácia que só traz benefícios ao cidadão”, finalizou.

Ranking das empresas mais reclamadas no Procon nos últimos seis meses
1 – Claro
2 – OI Fixo
3 – Sky
4 – Oi Móvel
5 – Net
6 – Tim
7 – GVT
8 – Vivo
9 – Caixa Econômica Federal
10 – Celg